V Semana de Combate ao Câncer começa dia 20

Será aberta no dia 20 deste mês, V Semana de Combate ao Câncer. Dentre as atividades que serão desenvolvidas até o dia 27, estão as palestras “Direitos do paciente oncológico” e “Como se proteger contra o câncer”. Ambas acontecerão no dia 23, a partir das 19h, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese).


A semana, realizada para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, 23/11, e o Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27/11, contará com oficinas, atividade física e até um dia de modelo para as pacientes em tratamento, com direito a produção com maquiagem, acessórios e fotografias. A primeira atividade será a palestra “Enfrentando o câncer”, proferida pela psicóloga Shirley Rocha, às 10h do dia 21, na unidade Onco Hematos Cirurgia. Já no período da tarde, na unidade do São José, as pacientes terão um dia de modelo.


Contando com uma equipe multidisciplinar, durante a semana, a clínica realizará ainda atividades focando a importância de uma alimentação saudável, da higienização bucal e da atividade física para a qualidade de vida das pessoas acometidas pelo câncer. O preparo de lanches educativos também será ensinado, bem como será realizada ainda uma oficina de cupcake. 


Os aspectos da fisioterapia oncológica e a vivência com pacientes em tratamento, além da palestra são atividades que também estão incluídas na V Semana de Combate ao Câncer, realizada pela Clínica Onco Hematos, que atua em Sergipe há cerda de 12 anos. Para o público interno da clínica, o oncologista Adolfo Scherr proferirá na sexta-feira, 25/11, das 11h às 13h, na unidade São José, a palestra “Câncer: mitos e verdades”.


O principal evento da semana acontecerá na noite do dia 23, quando serão realizadas no auditório da Somese, duas palestras. A primeira delas, “Direitos do paciente oncológico”, será proferida pelo advogado Rafael Sandes, e “Como se proteger contra o câncer”, ficará aos cuidados do oncologista Eduardo Azevedo.