Unidades de Saúde oferecem eletrocardiograma para a população

Foto: (Ascom/SMS)

As Unidades de Saúde da Família (USF) Dona Jovem (localizada no bairro Industrial), Geraldo Magela (no Conj. Orlando Dantas) e Carlos Hardman (no bairro Soledade) estão disponibilizando exames de eletrocardiograma para toda a população. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 13h, nas três Unidades de Saúde, que ao todo, vêm realizando cerca de 60 atendimentos diariamente. O eletrocardiograma ou ECG é fundamental para verificação do estado do coração do paciente, que verifica, por exemplo, o mapeamento da atividade cardíaca (ou elétrica).

De acordo com o gerente da Unidade de Saúde Dona Jovem, Wellington Franca, qualquer usuário do SUS pode solicitar ao médico o exame e procurar uma das Unidades para realizá-lo. “Esse é o primeiro mês que as unidades começaram a disponibilizar este serviço, que é aberto para toda a população, tanto os que são atendidos nessa Unidade de Saúde, como os que são das outras USFs. Até pessoas do interior já vieram buscar atendimento na nossa unidade, que esse mês já atendeu 130 pessoas”, explicou.

Maria Anúzia é usuária da Unidade de Saúde João Oliveira Sobral, no Santos Dumont, e para ela, foi interessante encontrar um posto de saúde ofertando um exame desse porte. “Esse exame é muito raro de encontrar em Unidades, sempre procuramos em clínicas ou fazendo particular. Mas eu solicitei ao médico e consegui para o meu filho de 10 anos, pois o pai dele está internado com problema no coração e resolvi cuidar logo da saúde do meu filho. Fiquei muito satisfeita com o atendimento e o exame é muito simples”, destacou.

Para Antônio Carlos Santos, não foi difícil de marcar o exame. “Eu procurei o médico e solicitei o exame do coração para ver como anda minha saúde. Além desse, outros exames foram feitos, pois eu tenho a pele muito oleosa e busquei vários tratamentos para melhorar isso. O exame foi bem rápido e ainda peguei o resultado na hora”, explicou o paciente da USF Joaldo Barbosa.

O gerente Wellington Franca ainda destacou que outros serviços da Unidade estão sendo realizados para atender os usuários. “Somos uma Unidade de referência em Saúde Mental atendendo a população do Coqueiral, o Porto Dantas e o Centro. Trabalhamos com pediatria, psiquiatria e com a equipe do Nasf, que possui profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, farmacêuticos e nutricionistas. Ainda trabalhamos em parceria com a Academia da Cidade e funcionamos no horário estendido, das 17h às 20h”, pontuou.

Fonte: AAN