Mutirão contra Dengue será realizado neste sábado no bairro Suíssa

Agentes de endemias realizam na manhã deste sábado, 1, uma força-tarefa para combate aos criadouros e ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, o Zika Vírus e a Febre Chikungunya. A ação acontecerá no bairro Suíssa e contará com cerca de 20 agentes de endemias, que estarão visitando as casas, orientando os moradores sobre os cuidados para prevenção de possíveis focos da dengue e explicando como proceder para combater os focos.

Segundo a gerente geral do Programa de Combate a Dengue do bairro Suíssa, Ademilde Figueiredo Santos, no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito, esse bairro foi considerado leve, porém é um bairro que possui muitas casas fechadas, relata a gerente. "O Suíssa não é um bairro que consideramos perigoso nesse aspecto da dengue, o problema é que tem muitas casas fechadas, deixamos aviso aos moradores, mas a maioria não toma providências", relatou.

A Saúde de Aracaju solicita aos moradores que recebam os agentes e sigam as instruções passadas. "Não adianta conversarmos, orientarmos os moradores e depois eles relaxarem com os cuidados, é preciso ser sempre vigilante quando se trata de focos de dengue. Precisa existir uma parceria entre os moradores e os agentes de endemias para que possamos combater a dengue, principalmente nesse período de chuvas intercaladas" argumentou Ademilde.

Fonte: AAN