Projeto Outubro Rosa Exercite-se leva palestras de prevenção as empresas

Paula Saab

Com o objetivo de levar informação e promover orientações para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o projeto Exercite-se criado pelas clínicas Onco Hematos e Homo, que integram a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, tem levado através de sua equipe palestras a colaboradores de diversas empresas. “Estamos levando para algumas empresas e escolas palestras para orientar como proceder em casos de alterações mamárias e divulgar informações que vão despertar sobre a importância do cuidado com a saúde”, explicou a médica mastologista Paula Saab.

Na tarde da última terça-feira, 18, a empresa Dexco Hydra Aracaju, reuniu suas colaboradoras para ouvir a mastologista explicar como cuidar da saúde e destacar a importância da atividade física como redutor de risco para o câncer de mama. “O mote de nossa campanha este ano é o exercício físico que está comprovado cientificamente, tem um papel fundamental na prevenção de doenças”, alertou Paula Saab.

Damiana Mércia

 

Para Damiana Mércia, jovem com 20 anos, cuidar da saúde não tem idade e ressalta a importância de obter informações sobre o câncer de mama. “Essa é uma doença que também pode acorrer em mulheres jovens, então é bom estar indo ao médico, fazer o autoexame se cuidar”, comentou.

Com os exames preventivos em dia a colaboradora Daiana Silva, fez sua primeira mamografia aos 40 anos e afirmou que manterá a regularidade em fazer seus exames. “Muitas pessoas pensam que pelo fato de não ter nenhum caso na família e não sentir alguma dor não precisa se cuidar, ao contrário a gente precisa se prevenir”, afirmou.

Erijan Andrade

Outra empresa que recebeu o Projeto Exercite-se, foi o Grupo Pimentel que reuniu suas colaboradoras para assistir a palestra com a oncologista e paliativista Erijan Andrade. Segundo a médica, campanhas como essa contribuem para ampliar a discussão sobre o tema prevenção, que passa também pelo exercício físico. “A atividade física diminui em 30% o risco de câncer de mama e por isso a importância de realizar antes como profilaxia e depois como tratamento porque reduz a recidiva da doença”, afirmou a Erijan, explicando que a atividade física não é uma opção faz parte do tratamento do câncer de mama.

Nos próximos dias as palestras serão ministradas na Universidade Tiradentes e na Deso.