TABAGISMO

Aproveitando o ritmo de comemoração do dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, a Saúde de Aracaju informa as suas ações para combater este grande problema de saúde pública. Um dos programas de tratamento para fumantes mantido pela secretaria é o Programa de Tratamento do Tabagismo, que é realizado no Cemar (Centro de Especialidades Médicas de Aracaju), no conjunto Augusto Franco.

A coordenadora do Cemar, Graça Barros, explica que não é preciso encaminhamento médico. “O Programa possui uma equipe multidisciplinar para apoiar os que desejam parar de fumar e conta com médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo e assistente social. Estamos de portas abertas para receber qualquer fumante, basta comparecer ao Cemar com identidade e carteira do SUS e fazer o cadastro.”, afirma.

Segundo a pneumologista do programa, Ana Paula Argolo, parar de fumar não é tarefa fácil, é necessário muita força de vontade. “O tratamento é realizado em seis reuniões durante oito semanas. As quatro primeiras reuniões são semanais e as duas últimas são quinzenais. Além de receberem medicações e acompanhamento, o objetivo é oferecer informações e estratégias para que consigam deixar o vício do cigarro.”, explica a pneumologista.

Para os fumantes que desejam participar do programa, é só comparecer no Cemar do Augusto Franco, de segunda a sexta-feira, a partir das 14h. Para mais informações ligar para os números: (79) 3179-2743 ou 3179-3004.