SHOPPINGS DE ARACAJU

Centenas de cidadãos responderam ao chamado da Secretaria da Saúde de Aracaju, comparecendo ao último dia de vacinação nos shoppings da capital. A ação nos dois centros comerciais somadas ao Dia D e a vacinação constante que acontece nas 43 Unidades de Saúde da Família corresponderam à marca de 60,92% da meta da campanha contra a gripe influenza e 55,76% para sarampo em Aracaju.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju, Raulinna Gomes, a vacinação vai prosseguir nas Unidades de Saúde da Família da capital sergipana, até atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. "Muita gente deixou para o último dia, o que fez aumentar a procurar nos dois shoppings. Tivemos uma grande procura tanto para vacinar contra a gripe influenza quanto o sarampo, mas, vale ressaltar que ainda não atingimos nossas metas e que as vacinas continuarão sendo ofertadas nas 43 Unidades de Saúde da Família gratuitamente. Esperamos que a população que ainda não se vacinou compareça para que tenhamos uma cobertura maior, garantindo, assim, que estas duas doenças não façam parte do cotidiano das pessoas.", enfatizou.

Pais com crianças e pessoas com mais de 60 anos que tomaram as vacinas contra gripe ou sarampo elogiaram a iniciativa. "Foi atendimento rápido, organizado e de primeira qualidade", avaliou o aposentado Francisco Pedro Silva, 67 anos, que procurou tomar vacina, motivado pelos familiares e pelo anúncio que a prefeitura veiculou nas rádios.

Já a secretária executiva Patrícia Almeida levou o filho de 2 anos e 11 meses para imunizar contra sarampo. Ela conta que saiu com o marido e os filhos para passear no centro de compras e aproveitou a oportunidade para vacinar os meninos. "Achei uma iniciativa muito interessante. A ação facilitou muito para os pais porque podemos aproveitar e reforçar o cuidado com saúde dos nossos filhos durante um dia de lazer", disse.

A técnica de enfermagem, Avaniset Barbosa trabalha em serviços privados de saúde e aproveitou para se proteger contra a gripe. "Sabemos que é uma imunização de extrema importância. A vacinação aqui nos shoppings sem dúvida ajudou as pessoas a não esquecer de tomar a vacina e manter atualizados os cartões de vacinação. Eu mesma, estava no corre-corre e deixei para o último dia", contou.

Unidades de Saúde

Quem pertence aos grupos alvos e ainda não foi vacinado pode receber a vacina que segue disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da capital. A vacinação nas unidades acontece enquanto durarem as doses no estoque. A vacina contra a gripe Influenza é indicada para gestantes, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos e puérperas (mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias). Já a vacina contra Sarampo é indicada para crianças com seis meses e menos de cinco anos de idade.