Simpósio abordará oncologia e cuidados paliativos


Discutir os conceitos básicos em oncologia, a importância da prevenção e detecção precoce do câncer estão entre os temas que serão abordados durante o I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia e Cuidados Paliativos, nos dias 24 e 25 deste mês. O evento, promovido pela Clínica Onco Hematos e Universidade Tiradentes (Unit), está sendo coordenado pelos médicos Nivaldo Vieira e Renato Prudente.


 


O simpósio será realizado no auditório da Unit e tem como público alvo profissionais e estudantes das áreas da saúde: Medicina, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição etc. O valor da inscrição é R$ 70 para profissionais e R$ 50 para estudantes.


 


Durante o evento, serão abordados: Conceitos Básicos em Oncologia, Prevenção e Detecção Precoce, Câncer de Pulmão, Câncer de Próstata, Câncer de Mama, Câncer Colo retal, Medicina Paliativa I – Manejo da dor Oncológica, Medicina Paliativa II-Controle dos Outros Sintomas, Aspectos Psicológicos no Final da Vida, Enfermagem em Cuidados Paliativos, Cuidados Domiciliares ao Paciente Terminal, Princípios da Cirurgia Oncológica, Discussão Multidisciplinar de Casos Clínicos


 


Além de médicos que atuam em Sergipe, a exemplo do Dr. Edson Franco, médico especialista em Cirurgia Torácica, entre os palestrantes estão os oncologistas Fábio Zola, mestre da USP/Ribeirão Preto, e Fernanda Peria, doutora pela USP/Ribeirão Preto.


 


Da equipe da clínica Onco Hematos, vão proferir palestras Dr. Albino Maia, especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Dr. Carlos Souza Guimarães, professor titular da disciplina de Hematologia da UFS/SE, oncologista e hematologista; Dr. Nivaldo Farias Vieira, oncologista, titulado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e membro efetivo da American Society of Clinical Oncology (ASCO); Dr. Renato Prudente Franco, geriatra, titulado pela Sociedade Brasileira de Geriatria, coordenador da Residência de Clínica Médica do HU (UFS), especialista em Atendimento Domiciliar pela USP – SP; Dr. Roberto Gurgel, médico especialista em Cirurgia Oncológica e professor da Unit, e Dra. Simone Driesel Bitencourt, oncologista, titulada pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.


 


Além dos médicos, também serão palestrantes do I Simpósio Multidisciplinar de Oncologia e Cuidados Paliativos, a enfermeira Ângela Barros, coordenadora de Enfermagem da Clínica Onco Hematos, e a psicóloga Célia Maria A. M. Vieira, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, professora de Psicologia da UFS e psicóloga da Clínica Onco Hematos. Mais informações podem ser obtidas no site da clínica: www.oncohematos.com.br.