DIA DOS NAMORADOS

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza no período de 9 a 12 de junho a "Campanha dos Namorados". A ação que tem como finalidade, estimular a doação de sangue, entre os casais, faz parte da programação do Hemocentro durante o mês das festas juninas.

Nesta terça-feira, 3, o casal de namorados Amanda Magalhães de Andrade Gomes, 18 anos, estudante de jornalismo e Leo Clement dos Santos Leahy, 22 anos, realizaram o cadastro de medula óssea. Ele é doador de sangue há dois anos e Amanda decidiu doar no início deste ano, depois do incentivo do namorado. “Tinha medo da doação por causa da agulha e não conhecia ninguém que fosse doador. Vim pela primeira vez em janeiro. Doamos juntos eu e Leo, saí daqui com uma sensação de que fiz algo legal”, relatou Amanda.

Leo Clement contou que começou a doar em função da campanha realizada por uma ONG. “Decidi continuar doando porque tem muitas pessoas que precisam de sangue e a quantidade de doadores é inferior”, comentou o estudante de engenharia eletrônica, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com Rozeli Dantas, do serviço de Captação e Acolhimento de Doadores, este ano por conta dos festejos juninos e da Copa do Mundo da FIFA, os hemocentros brasileiros, precisam ampliar as estratégias de captação para incentivar a população a colaborar com a doação de sangue. "Esta é uma forma de atrair os casais e fazer uma campanha diferente. Ainda este mês temos a comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue que acontece no dia 14”, informou Rozeli ao explicar que através de eventos temáticos e datas comemorativas, o serviço de Captação do Hemose, trabalha para equilibrar o estoque de sangue e manter o atendimento da rede hospitalar no Estado.

Campanha

O Hemocentro de Sergipe está captando casais voluntários e informa que os interessados podem confirmar presença para a doação de sangue dos Namorados, através dos telefones: (79) 3225-8000 e 3259-3174. O serviço de coleta de sangue funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h, na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).