Sesc lança Projeto “A Escola Vai ao Cinema”


Para uma platéia de 120 diretores e coordenadores de escolas do Estado, o Serviço Social do Comércio – Sesc, lançou esta manhã, 22, às 10h, no auditório do Sesc Centro, o projeto “A Escola Vai ao Cinema”, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc que tem o objetivo de aproximar os estudantes e professores com a linguagem do cinema, contribuindo para a compreensão da realidade histórica e atual, permitindo o desenvolvimento da consciência crítica, ampliação da visão de mundo e o desenvolvimento cultural dos alunos.


 


O evento foi aberto oficialmente pela diretora regional do Sesc, Excelsa Machado, que destacou a contribuição da instituição no processo de formação de uma educação de qualidade, pautada numa visão pedagógica de construção do conhecimento, oferecendo as escolas e aos profissionais de educação um instrumento de enriquecimento de suas disciplinas e de sua prática pedagógica.


 


O arte-educador Wolney Nascimento, apresentou aos professores e gestores a proposta e a metodologia do projeto, embasada na tríade o ver, o contextualizar e o fazer, ressaltando a importância da pedagogia sóciointeracionista e suas constantes inquietações quanto o pensar da utilização dos meios tecnológicos de dar voz às pessoas. “Além de exibir os filmes queremos, principalmente, estimular o debate dos diversos temas abordados e apresentados, aplicando questionários, num processo dialógico com os estudantes e professores”, disse Nascimento, coordenador do projeto em Sergipe.


 


No encerramento do evento a diretora da Casa Curta-SE, Rosângela Rocha, parabenizou o Sesc pela iniciativa e importância do projeto. “O professor que não acompanhar essa tecnologia vai ficar para trás, porque não vai conseguir acompanhar o aluno que tem acesso a ferramentas como a Internet e o You Tube”, disse a diretora, que também exibiu um curta metragem intitulado Japaratuba, produzido pelos alunos em uma das oficinas realizadas pela Casa Curta-SE.


 


As escolas interessadas em participar devem se cadastrar no Sesc Centro ou no Sesc Siqueira Campos, na coordenação de apoio técnico. O Sesc prioriza o trabalho de formação de platéias, disponibilizando equipamentos modernos em sua a sala de projeção, possibilitando a imersão do público durante as sessões. Maiores informações 3216-2726.