Sergipe apresenta trabalho na XVII Conferência Internacional sobre AIDS


Foto: Wellington Barreto


O médico infectologista Almir Santana, responsável técnico pelo Programa de DST/AIDS do Estado, viaja esta semana para Cidade do México, onde participa da XVII Conferência Mundial sobre AIDS, evento que acontece entre os dias 2 e 8 de agosto. Premiado pelo trabalho inscrito sobre a experiência do ‘Camisildo, Almir Santana leva para o México um pouco da experiência que vem referenciando Sergipe nacionalmente nas ações de prevenção às DST/AIDS e no combate ao preconceito ao portador da doença.


Esta será a primeira vez que a América Latina será sede da Conferência Internacional sobre AIDS. O tema da edição deste ano, “Ação universal, já!”, pretende mobilizar a população mundial para necessidade de implementação de ações imediatas voltadas a acelerar a expansão da prevenção, tratamento, cuidados e apoio ao HIV. Outra prioridade será frisar a urgência de pôr fim a violações de direitos humanos que alimentam a pandemia.


Todos os anos a Conferência Internacional de Aids pretende ser um espaço de diálogo entre as várias vozes preocupadas com o aumento do número de infectados pelo HIV e a falta de interesse dos governos em desenvolver ações de assistência à população afetada. Para este ano, a expectativa da organização do evento é que participem cerca de 20 mil pessoas, entre os quais pesquisadores da área, cientistas, líderes comunitários, médicos especialistas e políticos de todo o mundo.


De acordo com Almir Santana, o trabalho que reflete a experiência exitosa de Sergipe – “Camisildo: forma criativa e bem humorada de incentivar o uso da camisinha” – recebeu o IV Prêmio AIDS: responsabilidade social, em novembro do ano passado. O fato proporcionou o convite para que o médico participasse da Conferência Internacional com todas as despesas de hospedagem e passagem pagas.


“Nós recebemos um troféu em novembro e, com ele, o convite para expor a nossa experiência durante a Conferência. O trabalho sobre o Camisildo recebeu o prêmio destaque na categoria médico, onde apenas dois profissionais do Brasil foram contemplados”, informa Almir Santana.


Camisildo


O Camisildo é um veículo Kombi revestido de fibra de vidro, em forma de camisinha. O carro alegórico é usado em campanhas preventivas sobre DST/AIDS e eventos festivos que mobilizam um grande público em todo o Estado. “É o único veículo no mundo com estas características. Com ele, nosso objetivo é passar informação de forma bem humorada, sempre incentivando o uso da camisinha como método mais seguro de se evitar as doenças sexualmente transmissíveis”, comenta Almir Santana.