SEMANA DA MULHER


Caixa vai emitir CPF gratuito de 9 a 13 de março


Já virou tradição a participação da Caixa Econômica Federal nas celebrações do Dia Internacional da Mulher. Para beneficiar este público, o banco oferece, mais uma vez, a emissão e a regularização gratuita de CPF para mulheres. Sem este documento, as cidadãs não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais. A ação será realizada em todas as agências do país, no horário de atendimento (11h às 16h), entre os dias 9 e 13 de março.


Atualmente, a emissão do documento custa R$ 5,50 e pode ser feita nas agências da CAIXA, do Banco do Brasil e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Desde 2004, 1,5 milhão de mulheres já emitiram o documento gratuitamente, beneficiadas pela ação da CAIXA


As mulheres maiores de 18 anos devem levar um documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento, além do Título de Eleitor ou documento de dispensa de alistamento eleitoral. Quem ainda não tiver 18 anos pode ser representado por um dos pais ou responsável. Neste caso, o representante deve portar certidão de nascimento ou documento que contenha filiação e data de nascimento da criança ou adolescente, além de documento de identificação e CPF próprios e, se for o caso, documento que comprove a tutela, curatela, guarda ou procuração.


As mulheres que tiverem entre 16 e 18 anos e possuem documento de identificação que possua filiação e data de nascimento podem solicitar a emissão ou regularização do CPF sem a presença de um responsável.


Semana Feminina


No dia 09 de janeiro, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, fará uma palestra sobre Mulheres e Cargos de Poder, a partir de 16h30, no Teatro da CAIXA Cultural, Setor Bancário Sul, em Brasília. A presidente da instituição, Maria Fernanda Ramos Coelho, primeira mulher a presidir o banco também participa do evento.


Em dezembro de 2008, dos 78 mil funcionários da instituição, 36.460 eram mulheres. Destas, seis mil ocupavam cargos gerenciais, o que representa quase 40% dos postos de comando.


Os terminais de autoatendimento e emissões de extratos e saldos bancários também exibirão mensagens alusivas à data, como meio de inspirar uma reflexão sobre a inserção feminina na sociedade. As unidades ainda receberão adesivos em homenagens às mulheres, que serão distribuídos também entre os clientes. Este ano, os empregados e empregadas da CAIXA serão convidados a refletir sobre o tema “Mulheres no Poder”.