Saúde zera fila de pacientes à espera de tratamento de radioterapia


Foto: Márcio Garcez


O Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL) do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) conseguiu zerar a fila de espera pelo tratamento de radioterapia. A fila chegava a ter de 35 a quase 60 pacientes aguardando por uma vaga.


A humanização do atendimento, uso de equipamentos modernos, agendamento de consultas e organização do tratamento com previsão para sua conclusão são algumas das ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para atingir a eficiência dos serviços que vem sendo prestados pelo Centro de Oncologia nos últimos meses.


Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, a falta de uma programação bem definida para o fluxo de atendimentos no setor de radioterapia era a principal causa da fila que se acumulava. “Muitas vezes havia espaços vagos na agenda em certos momentos do dia e, em outros, excesso de usuários para uma vaga. A organização do sistema é um problema geral que estamos solucionando”, comenta.


“Nós procuramos redistribuir o fluxo de atendimentos durante todo o dia, inclusive no turno da noite, para aproveitarmos todos os horários possíveis. Além disso, passamos a acelerar os processos de agendamento de consultas e o monitoramento das vagas existentes para organizar os horários com mais precisão, sem ter que deixar nenhum paciente aguardando por vaga”, explica a gerente-administrativa da unidade oncológica, Rute Andrade Silva.


Atualmente, o setor de radioterapia do HUSE atende em média cerca de 60 pacientes por dia. Em Sergipe, são mais comuns em homens os tratamentos de radioterapia para câncer de pele, próstata e pulmão, e em mulheres de mama e do colo uterino. A duração do tratamento pode variar de acordo com cada caso, mas, em média, dura de cinco a sete semanas com sessões diárias de dez minutos aproximadamente.


Excelência


De acordo com o médico oncologista William Eduardo Nogueira Soares, gerente médico da Radioterapia do HUSE, o setor oferece à população um serviço que incorpora tecnologias avançadas através de equipamentos modernos. “São poucos os serviços do Brasil que são equipados com um tomógrafo dedicado, exclusivo para o setor de radioterapia”, salienta.


A utilização de equipamentos de última geração no tratamento contra o câncer possibilita não somente a precisão da cura, como o torna menos doloroso. “Com auxílio de equipamentos como o acelerador linear, conseguimos registrar um grande avanço na luta contra o câncer em Sergipe, pois a atuação deles aumenta as possibilidades de cura do paciente ao mesmo tempo em que diminui significativamente o número de lesões à pele nas regiões circunvizinhas ao tumor”, explica William Soares.


Diferencial


O serviço de radioterapia externa conformacional 3D é um dos diferenciais no tratamento oferecido pelo Centro de Oncologia do HUSE. Conhecida por ‘teleterapia’, modalidade de radioterapia em que a fonte de que emana a radiação está distanciada do corpo, é feita por meio do uso de acelerador linear, na maioria das vezes em pacientes com câncer de esôfago, próstata e tumores cerebrais. A teleterapia oferece ainda à população tratamento de lesões superficiais com maior preservação de tecidos.