Prefeitura alerta sobre cuidados com a pele ante as altas temperaturas

Diante da mudança climática, que já simula um verão com altas temperaturas, a Prefeitura de Aracaju alerta sobre a importância dos cuidados redobrados com a pele nessa época do ano. E a utilização de proteção solar, associada a uma maior ingestão de água, alimentação equilibrada e o uso de equipamentos de proteção como óculos e bonés, são fundamentais para o cuidado com a pele.

Cuidar da pele, no período entre as estações mais quentes é sinônimo de prevenção de doenças sazonais ou casos mais delicados, a exemplo do câncer. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele está entre os mais frequentes no Brasil, correspondendo a cerca de 30% dos tumores malignos notificados no país. Entretanto, quando detectado e tratado precocemente, apresenta altos índices de cura.

Na rede municipal de saúde de Aracaju, os usuários do SUS com alguma lesão na pele ou quadro suspeito, após acolhimento inicial na Rede de Atenção Primária (Reap), são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde para a Rede de Atendimento Especializado (Reae), que entre outras especialidades oferta atendimento com médico dermatologista no Centro de Especialidades Médicas, no bairro Siqueira Campos.

Somente este ano, entre os meses de janeiro e setembro, o serviço de dermatologia no Cemar Siqueira Campos realizou 5.789 atendimentos a pacientes adultos, e 620 atendimentos a pacientes pediátricos.

Principais cuidados

Bruno Magalhães

“Nessa época do ano, as pessoas ficam mais expostas ao sol, por praticar atividades e participar de ocasiões em locais mais abertos, mas com isso, acabam também mais expostas à radiação ultravioleta, que tem maior incidência nesse período. Um dos principais cuidados é evitar exposições prolongadas no verão”, explica o dermatologista da SMS, Bruno Magalhães.

O Índice UltraVioleta é o padrão que mede a incidência dos raios solares sobre um determinado lugar. Uma variação do índice UV acima do recomendado sem a devida proteção é prejudicial à saúde.

“A exposição exagerada ou quando o índice UV for maior que 3, podem desencadear lesões como dermatite atópica, pitiríase alba, micoses, bem como insolação, queimaduras e risco de câncer de pele aumentado. Pessoas com cicatrizes devem aumentar a proteção, utilizando roupa que proteja essa região e um protetor com fator 60%”, orienta o médico especialista.

De maneira geral, com a maior incidência do sol, a orientação é utilizar protetor solar com fator 50% e reaplicá-lo a cada duas horas. Equipamentos como roupas de proteção com tecidos UV ou preferencialmente tecidos de algodão, óculos e chapéus, também são necessários.

“Em relação à fotoproteção complementar, os tecidos com cores escuras protegem mais que os que possuem cores mais claras. Já para os cabelos e couro cabeludo, o chapéu é o melhor fotoprotetor”, destaca o dermatologista Bruno Magalhães.

Cuidados com crianças
Assim como os adultos, é importante que as crianças aumentem o consumo de água e sucos naturais nessa época do ano. Sobre o protetor solar, o profissional alerta que deve ter fator de proteção de 50% e ser resistente a água.

“Sempre deve ser reaplicado ao sair da água ou a cada duas horas. Também orientamos que as crianças utilizem as roupas com proteção UV, pois elas representam uma taxa de proteção de 98% da incidência da radiação solar”.

Entre as doenças mais comuns decorrentes das altas temperaturas estão a dermatite atópica e as brotoejas, por isso é importante que as roupas utilizadas nessa estação sejam mais confortáveis e leves.

Demais orientações
Na rotina alimentar, é indicado optar por refeições mais leves e pouco gordurosas, além de aumentar o consumo de fibras e dar preferência por alimentos avermelhados e alaranjados, como cenoura e beterraba, que auxiliam na antioxidação e melhoram a foto proteção.

“Outro fator importante é utilizar produtos como sabonetes e hidratantes adequados ao tipo de pele. E qualquer alteração, é fundamental buscar um dermatologista”, salientou o profissional.