Saúde treina municípios para avaliar qualidade da água


A coordenação de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência de Vigilância Ambiental, promove de 23 a 25 de julho um treinamento para técnicos dos 75 municípios sergipanos sobre o programa Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua). A capacitação vai qualificar os técnicos de Vigilância Sanitária dos municípios para fazer a leitura dos dados das amostras de água realizadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen).


“Todo mês a Deso colhe amostras da água nas cidades onde é responsável pelo abastecimento e os 75 municípios sergipanos, por sua vez, fazem a coleta e enviam para o Lacen para análise da qualidade da dágua. Entretanto, alguns resultados diferem e constatamos que muitos técnicos não sabem fazer a leitura das informações. Por isso, sentimos a necessidade de fazer este treinamento para todos”, explicou Márcia.


Segundo a gerente, alguns dados demonstram que a água está insatisfatória em alguns locais, com quantidade de cloro acima do permitido, barrenta e até mesmo com coliformes fecais. “Então nós cobramos às empresas que abastecem as cidades para melhorar a qualidade da água nas localidades que apresentam alterações”, informou, ao lembrar que o treinamento acontece nos dias 23 e 24 no auditório da SES, e no dia 25 no Lacen.