Saúde realizará I Seminário Estadual de Enfrentamento à Covid-19

O panorama da Covid-19 em Sergipe e os desafios e perspectivas da pandemia do coronavírus serão debatidos no ‘I Seminário Estadual de Enfrentamento a Covid-19: perspectivas e desafios’, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento será realizado na quinta e sexta-feira, 19 e 20, de forma remota e tem como público-alvo gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde. O Seminário será transmitido através da plataforma YouTube, no link: www.youtube.com/channel/uCdhlZK1wfjuAbigv2JUVfag.

O primeiro dia do evento será das 18h às 19h50, além da abertura, a discussão inicial será sobre o cenário da pandemia e perspectivas. No dia 20, o seminário será das 14h às 17h30 e serão abordados assuntos como a vacinação e o controle da pandemia, o papel dos municípios no enfrentamento da Covid, o panorama da doença em Sergipe, estratégias para o enfrentamento à doença, além do papel e ações da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à pandemia. Além de não precisar de inscrição prévia, o seminário disponibilizará emissão de certificado aos participantes.

As mesas de discussões têm como intuito promover o compartilhamento e envolvimento dos atores/profissionais nas ações que foram realizadas. A assessora técnica da Diretoria Atenção Especializada e Urgência (DAEU/SES), Renata Buarque, considera que o evento vem para partilhar as experiências e dialogar sobre a importância e responsabilidade de todos os atores no enfrentamento à pandemia.

“A ideia do seminário é mobilizar novamente as discussões sobre a Covid-19. É importante que a SES seja indutor para startar novamente as discussões e mobilizar os municípios para pensar nas ações desse novo momento que estamos vivendo, dialogar sobre se preparar, caso se tenha uma mudança de cenário epidemiológico. O seminário tem esse objetivo de iniciar discussões, envolver os atores para que possamos compartilhar o cuidado e a responsabilidade do enfrentamento à pandemia”, salienta Renata.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, é fundamental que os profissionais que estão atuando em toda a rede assistencial estejam atualizados e refletindo o novo momento da pandemia em Sergipe. “O seminário marca esse momento, quando saímos de uma segunda onda, com a análise da mortalidade, impacto da vacinação no controle dessa onda, e esse novo cenário agora que é aumentar a cobertura vacinal. Ao mesmo tempo que temos todo um cenário de possibilidade de novas variantes circulando. Então é importante que tanto a vigilância epidemiológica esteja preparada, como também a atenção à saúde para enfrentar outros movimentos que podem acontecer na pandemia do coronavírus”, reflete.

O diretor de Atenção Primária à Saúde (DAPS), João Paulo Brito, salienta o papel da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à pandemia e conta que durante a mesa discutirá sobre as perspectivas e as metas para esse novo cenário epidemiológico.

“A fala da DAPS aponta para a necessidade de manter toda a vigilância sobre a pandemia, todos os cuidados e prevenções necessárias e reorganizar para as novas demandas que estão surgindo. A Atenção Primária, além de agir com enfrentamento a Covid-19, também tem que lidar com as consequências que a Covid trouxe ao sistema de saúde de forma geral. O seminário é fundamental por dar visibilidade à pauta, colocando em discussão a necessidade do conjunto de atores que estão na linha de frente da pandemia e o fortalecimento. Então o seminário vem em um momento importante e significativo do processo de vacinação com um dilema necessário a ser abordado”, disse o diretor da DAPS.

 

Fonte: SES