Casos de câncer de mama triplicaram nos últimos três anos


O número de mulheres com menos de 40 anos que já tiveram câncer de mama triplicou nos últimos três anos no país. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) revelou que em 2003, a incidência desse tipo de câncer em mulheres mais jovens era de 5,6%. No ano passado esse índice cresceu para 16,8%.

Participaram da pesquisa 315 mulheres de todo o país. Segundo o presidente da SBM, Diógenes Baségio, em entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo, o novo perfi das mulheres com a doença também preocupa. “Os tumores em mulheres abaixo de 40 anos são, na maioria, muito agressivos e com chances aumentadas de apresentarem recorrência”, explica.

Os pesquisadores não encontraram respostas conclusivas para o aparecimento precoce do câncer de mama. Porém, acreditam que o alto crescimento no número de casos está relacionado aos hábitos adquiridos pelas mulheres nos último anos. “Elas fumam mais hoje, casam mais tarde e, por isso, tomam anticoncepcionais por mais tempo. Estão bem mais estressadas atualmente. Todos esse fatores podem influenciar”, afirma o superintendente do Hospital Municipal do Tatuapé, Amaury Zatorre Amaral, em entrevista ao Estado de São Paulo.


 


Fonte: O Estado de São Paulo