SAÚDE MENTAL

A Secretaria de Saúde, por meio da coordenação da Saúde Mental, vem realizando a Semana Nacional de Luta Antimanicomial. Até a próxima sexta-feira, 16, a coordenação dos Centros de Assistência Psicossocial (CAPs) preparou uma exposição com produções artesanais dos usuários dos Centros. Os produtos estão expostos no hall do Shopping Prêmio, no Marcos Freire I. A comunidade pode conhecer os trabalhos feitos com jornais, palitos de picolé, garrafas pet, pano de prato, sandálias decoradas e tapetes.

A luta contra os manicômios começou em 1987. “É muito importante que estejamos aqui para comemorar essa luta. Os usuários dos CAPs precisam ser reintegrados a sociedade. Esse é um dia que serve como símbolo para que as pessoas com transtornos mentais tenham a oportunidade de mostrar que podem conviver em sociedade. A luta começou em 1987 e deve perdurar por muitos anos para que nunca mais tenhamos hospícios no país”, disse o representante do CAPs, Gladson Souza.


Quem chegava à exposição ficava sabendo um pouco mais sobre os serviços ofertados pelos CAPs. “Quando chega alguém para observar os produtos nós informamos por quem foi feito; quais as atividades que ofertamos, como por exemplo, as oficinas de artes, músicas, as palestras educativas, as atividades de educação física. Quem tem o pensamento retrógrado de que os usuários não podem ser integrado à sociedade acaba mudando de pensamento quando fica informado”, concluiu Gladson Souza.