Rubéola e sarampo serão discutidos em seminário estadual

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai realizar um seminário para discutir a rubéola e o sarampo às 8 horas desta terça-feira, 15. O II Seminário Estadual de Doenças Exantemáticas será realizado no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros com cerca de 500 profissionais entre gestores de saúde, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem dos 75 municípios sergipanos.

Participarão do seminário técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado, do Ministério da Saúde (MS) e do Governo da Bahia, onde ocorreu um grave surto de sarampo em 2007. Em Sergipe, a campanha de vacinação contra rubéola, que ocorre de 9 de agosto a 12 de setembro, tem como meta atingir 687.593 pessoas, entre 20 e 39 anos, o que corresponde a um terço da população.

Desta vez, o grande desafio é garantir também a vacinação dos homens, já que as estatísticas no país apontam um aumento expressivo de casos da doença em adultos do sexo masculino. O perigo da rubéola está na contaminação de mulheres grávidas, já que a doença pode trazer sérias conseqüências à saúde do bebê. No entanto, é fundamental que homens e mulheres se vacinem. As Américas estabeleceram para 2010 a meta de eliminar a rubéola do continente.

Vacinação de doadores

Os doadores de sangue entre 20 e 39 anos que comparecerem ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) a partir desta terça-feira, 15, receberão uma dose da vacina contra rubéola. A ação, realizada em parceira com a gerência de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, deve vacinar em torno de 150 doadores por dia.