Outubro Rosa: Tribunal de Contas reúne servidoras em manhã de conscientização

Como parte das ações da campanha Outubro Rosa, dedicadas à conscientização e busca da detecção precoce do câncer de mama, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) realizou na terça-feira, 25, palestras dedicadas às servidoras da Casa.

O evento teve início com a apresentação da médica mastologista Aline Valadão. Ela introduziu o público, majoritariamente feminino, a informações sobre cuidados importantes na prevenção do câncer de mama, além de estimular as mulheres a mudarem hábitos nocivos à saúde, como a ingestão de álcool e o tabagismo, e recomendar a prática de atividades físicas.

PHOTO-2022-10-25-11-30-08.jpg
“A base da campanha do Outubro Rosa é a prevenção do câncer de mama e ela passa pela realização da mamografia anualmente, a partir dos 40 anos, melhorias nos hábitos de vida, como alimentação saudável e prática de atividades físicas. Tudo isso feito de forma regular e equilibrada pode reduzir o risco de câncer de mama em até 30 %, pois serão diminuídos os fatores de risco. Esse movimento realizado pelo Tribunal de Contas é importante e faz diferença na vida das pessoas”, concluiu.

Em seguida, o psicoterapeuta e instrutor de mindfulness, André Britto, apresentou conceitos da área e realizou um exercício prático de concentração no presente. De acordo com Britto, ainda que a técnica não seja uma cura para as doenças, ela pode auxiliar em seu tratamento, funciona como um “complemento de caráter psicológico no tratamento e também na prevenção”.

PHOTO-2022-10-25-11-30-09 2.jpg
“Ainda existem muitas lacunas na evidência científica de prevenção ao câncer de mama, mas sabemos que a manifestação da doença em si é multifatorial. Uma melhoria da qualidade de vida pode gerar melhores condições para o tratamento de uma doença tão difícil de lidar psicologicamente. Além disso, o mindfulness pode auxiliar como um programa de benefício nas mudanças que precisam ocorrer para que sigamos hábitos mais saudáveis e nas melhorias de auto percepção”, explicou o terapeuta.

A servidora do TCE, Érika Spíndola, do gabinete da Presidência, acompanhou com atenção as duas palestras que, segundo ela, contribuíram para que se sentisse mais informada sobre o tema.

PHOTO-2022-10-25-11-30-13.jpg
“É um tema bastante disseminado este mês, mas aqui, dentro do ambiente de trabalho, acontece de forma mais próxima do servidor. Tive acesso a uma riqueza de informações e de aprendizado que nunca tive contato antes, fiquei surpresa pela qualidade das apresentações de profissionais que têm muito domínio sobre o tema. Nos sentimos prestigiados com essa preocupação do Tribunal e sairemos daqui hoje mais capazes para introduzir mudanças positivas na nossa rotina”.​

 

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Yasmin Barreto​