Hemolacen amplia horário de doações agendadas

Canal Viva Bem


O Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) começou esta semana a agendar doações de sangue na instituição para o período das 13h às 17 horas. O horário das marcações, que antes eram realizadas apenas para o turno da manhã, foi ampliado também para a tarde por conta das férias escolares e festejos de final de ano, quando as doações voluntárias caem em média 70%.


 


O agendamento pode ser realizado das 7h às 17h30min através do Serviço Social do Hemolacen, pelos telefones (79) 3259-3191 e 3259-3174. O objetivo é reforçar, sobretudo, o volume de sangue negativo dos tipos ‘O’, ‘A’ e ‘AB’, os mais raros em qualquer época do ano.


 


De acordo com o presidente do Hemolacen, Roberto Gurgel, é importante doar sangue inclusive nas vésperas do Natal e do Ano Novo para assegurar o atendimento a urgências e emergências.


 


“Além da diminuição nas doações, em períodos festivos como o que se aproxima, os acidentes domésticos e nas rodovias são mais comuns”, explica. “Temos que garantir também a realização de procedimentos importantes como transplantes e cirurgias oncológicas”, acrescenta.


 


Atendimento


O Banco de Sangue atende integralmente os hospitais de Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto, Estância e Canindé do São Francisco, e oferece suporte a outras unidades da capital como os hospitais de Urgência de Sergipe João Alves Filho (HUSE), São José, Universitário, Cirurgia e outros.


 


Quando há disponibilidade, são atendidos ainda todas as clínicas e hospitais particulares da capital, conforme a necessidade. Em média, o Hemolacen coleta cerca de duas mil bolsas de sangue/mês.