Profissionais de saúde são treinados para atender queimados


Foto: Wellington Barreto


Nos próximos dias 12 e 13 de junho, o auditório do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) será sede de mais uma edição do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ). O evento será promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) para capacitar aproximadamente 240 profissionais de saúde que atuam nas unidades de urgência e emergência de todo Estado.


De acordo com o cirurgião plástico Reginaldo Lessa, coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do HUSE e vice-presidente da SBQ, o objetivo do evento é capacitar profissionais da área da saúde, sobretudo os que atuam no HUSE, para atender a pacientes vítimas de queimaduras ocasionadas por fogos de artifício, líquidos superaquecidos ou substâncias inflamáveis.


O evento possibilitará a atualização dos profissionais que atuam nas unidades de emergência quanto às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) para o atendimento seguro ao queimado. “O desconhecimento desses protocolos pode ocasionar conseqüências graves como o aprofundamento de lesões”, explica Reginaldo Lessa.


Capacitação


O Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado será dividido em duas turmas e terá carga de 20 horas/aula. Segundo Reginaldo Lessa, que também é coordenador de Cirurgia Plástica do HUSE, metade das vagas será destinada aos profissionais que atuam no HUSE e o restante será disponibilizado para os profissionais que atuam nas demais unidades do Estado.


Os temas mais importantes referentes aos protocolos de atendimento às vítimas de queimaduras serão debatidos em nove módulos: avaliação e cuidados iniciais, cuidados com as vias aéreas, choque e reposição volêmica, queimaduras pediátricas, cuidados com a ferida, queimaduras químicas, queimaduras elétricas, triagem e encaminhamento e módulos de discussão de casos.


As palestras serão ministradas por técnicos de renome internacional, três deles membros da SBQ, entre os quais o atual presidente da instituição, Flávio Novais, e contará ainda com a participação do membro da Sociedade Internacional de Queimaduras, o argentino Alberto Bolgiane.


Dados


A UTQ do HUSE é a única unidade especializada no tratamento de queimados no Estado. Em junho, o número de pacientes com queimaduras atendidos no HUSE chega a aumentar até 200%, em especial os casos provocados por queima de fogos de artifício durante os festejos juninos.


Em todo ano de 2007, a urgência/emergência do HUSE atendeu a 658 pacientes com queimaduras, dos quais 50 provocadas por fogos de artifício. As demais foram causadas por líquido superaquecido, alimentos quentes e substâncias inflamáveis como thinner, muito utilizado para acender fogueiras. No mesmo período, foram internados na UTQ 383 pacientes, dos quais 31 em junho.


Somente em junho de 2007, a Urgência-Emergência do HUSE atendeu a 100 pacientes com queimaduras, das quais uma solar, 41 provocadas por fogos de artifício e outras 58 por líquido superaquecido, alimentos quentes e substâncias inflamáveis. No mesmo mês de 2006, o número de queimados atendidos no HUSE chegou a 138 pacientes, dos quais 55 por fogos de artifício, 83 por líquidos superaquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis.