PRIMEIRO SEMESTRE

De janeiro a junho deste ano, a Saúde de Aracaju, através do Programa de Saúde Bucal "Sorria Aracaju", desenvolveu 45.867 mil atendimentos, entre procedimentos preventivos, curativos e cirúrgicos. A capital sergipana possui atualmente 68 equipes e oferta 24 tipos de serviços na Atenção Primária.

Os atendimentos são realizados pelas equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária, que trabalham com ações educativas e preventivas beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). São desenvolvidas ações coletivas como a escovação dental supervisionada, a aplicação tópica de flúor gel e exame bucal. Através de visitas domiciliares são identificadas doenças para então ser feito o tratamento adequado para cada paciente.

Na odontologia preventiva foram realizadas 733 aplicações de selante, evitando o aparecimento da cárie. Os cirurgiões-dentistas do SUS que integram o Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Aracaju visitaram 2.101 famílias em suas residências, levando informações preventivas sobre como cuidar e manter os dentes e a boca saudáveis.

Com o intuito de evitar extrações dentárias, foram realizadas 17.764 restaurações. "Fazemos tudo para evitar a perda de um dente. Para isso realizamos restaurações e aplicação de flúor, além de ensinar aos pacientes os devidos cuidados com a saúde bucal", disse o dentista da Unidade de Saúde João Oliveira Sobral, João Paulo Araújo.

A Saúde Bucal de Aracaju também priorizou os grupos de risco, realizando 7.338 atendimentos, sendo 2.050 entre gestantes, 1.711 em idosos, 1.003 em pacientes especiais e 2.574 entre crianças de 0 a 5 anos.

De acordo com o coordenador do Programa de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto, os aracajuanos só ganharam com o crescimento da oferta de serviços no setor em 2014. "Estamos satisfeitos com os números obtidos. É a prova de que nosso trabalho surtiu efeito", destacou.

De acordo com José Guimarães Neto, nos primeiro seis meses deste ano foram concluídos mais de cinco mil tratamentos odontológicos. "Este resultado é motivo de orgulho para nós cirurgiões-dentistas e auxiliares em Saúde Bucal, que trabalham na Atenção Primária de Aracaju. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho realizado no 1º semestre, e espero que neste 2º semestre façamos muito mais", enfatizou o coordenador da Saúde Bucal de Aracaju.