Prefeitura desobstrui canais para evitar alagamentos


Devido à maior incidência de chuvas na última semana, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) tem intensificado a limpeza de canais em toda a cidade. O objetivo é retirar detritos e lixo que atrapalham o fluxo de águas pluviais e de esgoto, evitando assim alagamentos.


Durante todo o dia de hoje, quarta-feira, foi a vez da comunidade residente na avenida Airton Teles, bairro Santo Antônio, receber a equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Quatro homens trabalham no local para desobstruir o percurso do canal.


“Utilizamos nesse ponto a técnica de barragem móvel, retendo a água com uma lona e liberando-a em seguida, formando uma pequena onda. Em outro ponto é colocada uma rede, que retém todo o lixo sólido que é levado pela água”, explicou o gerente de Limpeza Pública da Emsurb, José Roberto Gomes.


Ele acrescenta que a técnica utilizada varia conforme a necessidade do serviço. A Emsurb chega a trabalhar com equipes de 15 homens, quando realiza limpeza manual. Os trabalhadores recolhem nessas ocasiões pneus, madeiras e outros objetos maiores e fazem a roçagem do mato.


Somente nesta semana, a Emsurb já realizou serviços semelhantes em canais localizados nos bairros Luzia, Ponto Novo, Porto D´Anta e Mosqueiro. A limpeza segue um calendário programado, mas também atende a chamados urgentes da população, em caso de necessidade iminente.


Somente em fevereiro de 2008, já foram retiradas pela Emsurb 130,5 toneladas de material que obstruia canais na cidade. Por ano, a conta sobe para 15 mil toneladas de lixo, já que além dessas operações isoladas, a PMA realiza uma limpeza geral anual com máquinas especiais.