PRÉ-CAJU E CARNAVAL

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose)  através do Núcleo de Captação dos Doadores, lança a partir de terça-feira, 19/1 , uma  campanha  interna  com  o  slogan  “Vista  a  fantasia da  Solidariedade” através do sistema telemarketing, internet e visita aos acompanhantes dos pacientes internados no Hospital de Urgência Governador João Alves  Filho(Huse),  além dos  funionários das 70 empresas parceiras  que  há  três  anos, fazem  parte  do   projeto  “Santo de Casa Também Faz Milagre”.


O objetivo  da  ação  é    repor  os  estoques  de sangue e garantir  a   demanda   dos  hospitais  e clínicas  públicas e privadas  durante  o  Pré-Caju de   21  a 26  do corrente,   e  no   período  do  Carnaval,   que ocorrerá   de   13  a  16  do   próximo  mês.   Os  estoques  costumam diminuir cerca de 30% no período de férias e  nos  feriados prolongados, em decorrência do aumento das ocorrências e da queda  no comparecimento de doadores voluntários.


De  acordo com  a  assistente   social   Rozely  Dantas,  coordenadora do Núcleo de Captação do Serviço Social, a taxa de doações  durante  todo  o ano no estado de Sergipe  é  de 1,8%, bem abaixo dos 4% previstos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  Para ela, grande parte das pessoas deixa de fazer doação por causa de mitos que devem ser desvendados com os voluntários em palestras educativas  e visitas ao hemocentro.


“O Hemose  trabalha todo o ano com campanhas regulares, justamente para incentivar e orientar a população e esclarecer mitos a respeito da doação, como doar sangue engorda; doando sangue uma vez, eu vou obrigatoriamente ter que doar pelo resto da vida para o sangue não engrossar ou ainda que se pode contrair algum tipo de doença ou germe durante o ato de doar. Nada disso é verdade”, afirmou.  Já em ritmo de  Pré-Caju, a campanha será estendida  até o próximo mês quando ocorrerá outro feriado prolongado no período de Carnaval.  A  expectativa é ampliar em 30% o número de doações. O mote da campanha, que vai até o dia 28 de fevereiro  é “Não importa sua fantasia, antes de cair na folia, Doe  Sangue  no Hemose”.  A  finalidade  da  campanha  é  não  comprometer o atendimento aos pacientes com doenças crônicas, como  coagulopatias e hemoglobinopatias, e, principalmente, aos internados em serviços de emergência dos prontos-socorros, segundo o Hemose.  


O setor   de  Captação  de  Doadores da  Hemose,   reforça   a  necessidade  de  doações no período  que antecede os feriados. “Tem  doadores que se preocupa  com as festas e esquece de passar antes no hemocentro. Nos preocupa as plaquetas (componente do sangue que auxiliam no controle de sangramentos), que duram no máximo cinco dias e são usadas na recuperação de cirurgias, por exemplo, então  precisa  de  doadores durante o  Pré-Caju”, afirmou.  Para doar sangue é preciso portar documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ser portador de doenças infecciosas e não estar em jejum.