Ouvidoria Itinerante da Saúde ouve população nas USFs

Canal Viva Bem
Fotos: (Ascom/SMS)

Sugestões, dúvidas e reclamações agora estão ainda mais perto de serem ouvidas nas comunidades. Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está descentralizando os serviços da Ouvidoria Municipal da Saúde para as áreas comunitárias da cidade. Desde o dia 03 de agosto até está terça-feira, 18, Já foram atendidas mais de 200 pessoas.

A Ouvidoria itinerante tem o objetivo de ouvir cada usuário em "in loco", ou seja, na unidade de saúde onde é atendido. A ideia é possibilitar que as pessoas não precisem se deslocar da sua comunidade para registrar qualquer tipo de elogio, de sugestão ou questionamento sobre a saúde. "Queremos ouvir o cidadão, saber, na visão dele, quais os problemas que existem na sua unidade de saúde. Desta forma estaremos próximo de quem precisa, buscando solução para os problemas que o usuário aponta", explica o secretário municipal da Saúde, Luciano Paz.

A coordenadora da Ouvidoria da Saúde, Cláudia Pardo, relata que o objetivo é visitar as 43 Unidades da Saúde da Família (USFs), acolhendo o usuário, ouvindo suas sugestões e reclamações. "Os usuários estão sendo ouvidos e respondendo um questionário com pesquisa de satisfação, onde estarão colocando também pontos importantes que eles acham que devem ou não melhorar na Saúde em Aracaju. Todos os dias, duas Unidades de Saúde estão sendo visitadas".

Segundo Cláudia Pardo, esses relatórios estão sendo colocados no sistema, transmitindo a resposta ao cidadão que foi atendido pela equipe da Ouvidoria Itinerante. "A cada 15 dias é gerado um relatório, as reclamações são encaminhadas para as áreas reclamadas, que tem 10 dias corridos para dar resposta e a gente repassa para os usuários", relata.  

Até o momento, já foram visitadas 22 Unidades de Saúde. A coordenadora explica que a equipe da Ouvidoria Itinerante fica na USF escolhida, das 7h30 até as 16h. "O usuário também pode relatar suas sugestões, reclamações e elogios pelo telefone 156 ou 2106-9770, através do email saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou ainda presencial, na sede da secretaria".

Alex de Oliveira Ferreira, usuário da Unidade da Saúde da Família (USF), que recebeu nesta quarta-feira, 19, a visita da Ouvidoria Itinerante, relata que este serviço demonstra que a Prefeitura de Aracaju está preocupada com a população. "Agradeço muito por ter este serviço aqui. Estamos nos sentindo acolhidos, pois esta iniciativa é excelente, porque este feedeback de informações entre a população e os gestores, só tende a nos trazer melhorias. Esse serviço para verificar onde estão as dificuldades, para poder fazer melhorias e não só através de relatórios, mas vir pessoalmente escutar o que a população tem a dizer. A Secretaria Municipal da Saúde está de parabéns" relatou.

A servidora da Ouvidoria Itinerante, Kelly Grasielly Neves, relata que este serviço está sendo muito bem aceito pela população. "O que mais escuto dos usuários das Unidades de Saúde que estamos indo é que eles estão se sentindo mais seguro, que notam que a Saúde de Aracaju está melhorando. Eles se sentem acolhidos, pois estão sendo escutados, estão recebendo retorno de suas reclamações".

Fonte: AAN