Hemose convida doadores de sangue A, O, B e Ab negativo para colaborarem com o serviço

Nesta quarta-feira, 3, o Serviço de Captação de Doadores de Sangue retomou a convocação de  voluntários fidelizados de grupos sanguíneos raros – O, A, B e Ab Negativo. A medida de segurança visa restaurar os estoques de sangue e hemocomponentes do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde. 

Conforme ainda a gerente, por conta da demanda, a unidade espera receber mais doadores voluntários. Ela aproveita e reforça o convite para os grupos que queiram realizar campanhas. “Apesar de ainda estarmos no início do novo ano, queremos contar com a ajuda dos parceiros fidelizados que anualmente organizam suas campanhas para colaborar com o serviço e a manutenção do estoque de sangue”, salienta Rozeli.
A gerente de Captação, assistente social Rozeli Dantas, explica que o convite aos doadores é realizado através do call center do Banese e profissionais do setor. “A quantidade de sangue no estoque é razoável, entretanto precisamos melhorar aqueles com fator Rh negativos. Por isso estamos fazendo esse convite especial aos voluntários que possuem sangue negativo”, diz ao explicar que se trata de um trabalho preventivo. “Infelizmente no mês de janeiro tem muitas pessoas viajando de férias”, ressalta.
De acordo com dados do setor de Coleta, por dia é coletado uma média de 80 a 100 bolsas de sangue, destas, apenas 5% correspondem aos grupos sanguíneos fator Rh negativo. “Na ausência de qualquer grupo, o sangue O negativo é utilizado para suprir a necessidade de pacientes vitimas de traumas ou aqueles que possuem um tipo sanguíneo que o hemocentro não dispõe no estoque”, informa a enfermeira Florita Aquino. “O sangue, O negativo é doador universal, ou seja, ele substitui qualquer tipo de sangue seja ele, positivo ou negativo”, detalha.
A doação de sangue é utilizada para combater hemorragias, para pacientes com anemia hereditária e em tratamentos oncológicos, que precisam de transfusões sanguíneas frequentes. “A depender da prescrição médica esse é um público que faz uso do sangue ou um dos seus hemocomponentes, até duas vezes ao dia, por isso que é importante a solidariedade dos familiares e dos doadores fidelizados”, adverte a enfermeira.
Impedimentos
É importante que os doadores fiquem atentos aos principais impedimentos temporários para doação de sangue. Pessoas com resfriado devem aguardar até 30 dias para doar, grávidas que tiveram o parto normal, 90 dias e 180 dias, para aquelas que tiveram parto cesariano. As lactantes devem aguardar um ano e as pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings também só podem doar sangue, após um ano da realização do procedimento.  Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Fonte: Ascom/SES