Oncologista alerta que não há exames específicos para câncer de ovário

 

No dia 8 de maio é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, atualmente este é o segundo câncer ginecológico mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de colo de útero, segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

De acordo com a oncologista Erijan Andrade, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos / Rede AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia, ainda não existe um exame específico eficaz na detecção do câncer de ovário. “Devido a ausência de exames de rastreio específico, o câncer de ovário muitas vezes é diagnosticado tardiamente, elevando a taxa de mortalidade para até 70% entre as mulheres com doença metastática”, explica.

Sinais da doença

A oncologista alerta as mulheres para identificar alguns sinais da doença. “O alerta é para as mulheres que possuem histórico de câncer de ovário na família, as que estão, principalmente, acima dos 60 anos. Todas as mulheres precisam realizar seus exames de rotina anualmente e ao sentirem dificuldade para se alimentar, sensação de abdômen distendido ou aumentando de tamanho, dor abdominal, procurem imediatamente o seu médico”, finalizou