Militares do 28º BC são treinados para combater ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Aracaju realizou, na manhã desta quarta-feira, 9, a capacitação de cerca de 100 militares do 28º Batalhão de Caçadores (BC), visando prepará-los para os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, junto às equipes de agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. O treinamento foi feito pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). As primeiras atividades conjuntas já começam no próximo sábado, 12, no bairro Santos Dumont, zona Norte da capital e contará inicialmente com um efetivo de 33 militares.

Segundo o comandante do 28º BC, tenente-coronel Silva Neto, a participação do Exército será de acordo com o planejamento julgado necessário. “Eles serão empregados de acordo com a demanda da força tarefa. Nossos militares estarão integrando a equipe de forma a atuar como colaboradores nesta grande ação de emergência”, destacou. Os militares estarão atuando em Aracaju e nos demais municípios do Estado.

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Teresa Cristina Maynard, por se tratar de um momento delicado, é fundamental a união de forças de todos. “A capacitação de hoje permite que na força tarefa deste sábado, os agentes comunitários de Saúde e os de Endemias já estejam atuando junto com os soldados do exército. É extremamente importante esta parceria para somar esforços conosco nesta luta contra o mosquito, pois, contaremos com um contingente maior e, assim, intensificar nosso trabalho em campo”, pontuou.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika, Taíse Cavalcante, foi uma das responsáveis pelo acolhimento pedagógico. “Fizemos hoje uma atualização com relação as três doenças, para que estes militares esteja, preparados para responder as dúvidas da população, como também todo o trabalho de eliminação do criadouro e orientação do morador”, afirmou Taíse.

Ação

Os militares começarão a atuar junto com equipes da SMS no sábado, 12, a partir das 8h, no bairro Santos Dumont, onde acontecerá mais uma força tarefa “Todos contra o mosquito”. No total, a ação contará com 100 pessoas, sendo 33 militares e os demais agentes de Saúde e de Endemias.

Na segunda, 14, será a vez do bairro Cidade Nova receber a ação contando com os militares.

Fonte: Ascom/SMS