Onco Hematos promove Simpósio de Farmácia e Enfermagem em Oncologia

Canal Viva Bem

Estudantes, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde, podem participar do VIII Simpósio de Farmácia e Enfermagem em Oncologia. Promovido pela Clínica Onco Hematos com o apoio da BMR Medical, o evento contará com oito palestras e uma mesa redonda, que serão proferidas por palestrantes renomados na área de oncologia de várias partes do país para debater e apresentar o que há de mais novo no setor.

A proposta do Simpósio surgiu em 2008 com intuito de fomentar tanto o caráter técnico como empresarial do setor, buscando verificar a qualidade dos serviços oferecidos no Estado. “Além de aprendermos, o simpósio é uma oportunidade de fazermos uma autoanálise para saber em que patamar está nosso atendimento. E felizmente, nos últimos anos, verificamos que estamos bem atualizados dentro do contexto nacional”, afirma a farmacêutica da clínica, Trícia Coelho.

Este ano, o tema central do encontro será “Gestão de Processos para o sucesso do tratamento oncológico”. Já nas palestras serão abordados assuntos como erros de medicação, manejo de reações adversas, melhoria contínua, medicamentos biossimilares, farmacovigila^ncia, conciliação medicamentosa, segurança e risco ocupacional no preparo e administração de medicamentos antineoplásicos.

O Simpósio acontece no dia 15 de agosto, no Radisson Hotel das 8h às 18horas.

Palestrantes desta edição:

Graziela Escobar- Farmacêutica pela FCF-USP; Gerente de Qualidade e Projetos do Grupo COI; Project Manager certificada pelo Project Management Institute; Green Belt em Lean Seis Sigma pela Fundação Vanzolini; Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; Especialista em Oncologia pela SOBRAFO.

Maely Peçanha Fávero Retto– Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Química Biológica pela UFRJ;Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ;Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH;MBA Executivo pelo COPPEAD;Tecnologista em Farmácia Hospitalar do Instituto Nacional de Câncer;Docente da Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA; Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH).

Cristiane Shimada – Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP; Pós-graduada em Enfermagem Oncológica pela USP; Pós-graduada em Administração de Serviços de Saúde pela USP; Experiência de 33 anos em Oncologia e Quimioterapia. 

Isabel Maranho – Enfermeira graduada pela UNIFESP; Pós-graduada em oncologia e administração hospitalar; Enfermeira da oncologia do Hospital Sírio Libanês durante 14 anos; Enfermeira coordenadora da Pesquisa Clínica na Clínica Oncológica de São – Paulo Dr. Malzyner; Atualmente especialista de produto da Bard –Bas.

Sandro Ness – Farmacêutico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Coordenador do curso de pós-graduação em farmácia oncológica da São Camilo Sul e RJ.