NATAL LUZ

Canal Viva Bem


Com o intuito de aproveitar o período de férias, o grande fluxo turístico no verão e a primeira semana do ano de 2009, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, resolveu estender a visitação do presépio e o projeto Natal de Luz 2008 até o próximo domingo, dia 11. O tradicional símbolo do nascimento de Jesus Cristo e a decoração natalina eram tradicionalmente desmontados no Dia de Reis (6 de janeiro), mas em virtude do sucesso deste edição ficarão por mais tempo à disposição dos turistas e da população.


O presépio de 600m², construído em madeira com figuras em estilo gótico em tamanho natural, ambientação com plantas naturais, fonte, estrutura de vidro e iluminação cênica, conta com apresentações diárias do Anjo de Natal. A estrutura é composta ainda de um portal luminoso e três árvores tridimensionais medindo 7m de altura. As visitações prosseguem diariamente, das 8h às 22h. A aparição do Anjo Gabriel sempre às 19h, 20h e 21h


Organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Aracaju (Funcaju), a programação musical do Natal de Luz 2008 foi encerrada no dia 27 de dezembro, no Parque Augusto Franco (Sementeira). Dezenas de pessoas prestigiaram a última noite de apresentações artísticas, que tiveram início com o trio musical ‘Os caras redondas, formado por Roger Madureira (trompete e voz), Álvaro Araújo (Clarinete) e Alessandro de Jesus (teclados), todos eles professores de música da Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT).


O repertório, que incluía canções de Beto Guedes, Milton Nascimento e até Beatles, agradou em cheio os espectadores. O funcionário público alagoano Luiz Eugênio se mostrou entusiasmado com a noite. “Estou gostando muito, o grupo musical é excelente, a decoração de toda a cidade está muito bonita. Em Maceió não se tem uma programação dessas”, ressaltou.


Emoção


Outra atração de destaque do Natal de Luz, a aparição do Anjo Gabriel no presépio montado no parque também arrancou aplausos e deixou muitas pessoas emocionadas. “Foi uma iniciativa muito bonita, principalmente porque desperta nas crianças o crédito no espírito natalino”, declarou a fisioterapeuta Valéria Barreto.


Pela segunda vez na capital sergipana, o técnico mecânico gaúcho Toni Fagundes e sua esposa pernambucana Hogla Sarah ficaram maravilhados com a cidade. “A iniciativa é muito interessante porque oferece diversas formas de cultura gratuitamente para todos. Muito bom para a população e, principalmente, para nós turistas”, declarou Fagundes.


Após a aparição do anjo, os alunos do Núcleo de Teatro Mané Preto encenaram pela última vez o espetáculo ‘Tá caindo fulo – Auto do Menino Deus do Sertão, que encantou crianças, jovens e adultos. A jornalista Fátima Barros, que já havia assistido a peça com os filhos e um grupo de amigos em Brasília, fez questão de prestigiar novamente a encenação. “A Prefeitura Municipal está de parabéns, pois conseguiu revitalizar o Natal e fez reviver na população o verdadeiro significado dessa época”.


Segundo a atriz do Grupo Imbuaça, Isabel Santos, as apresentações superaram as expectativas. “Estávamos receosos, mas a cada noite o público aumentava e a receptividade era incrível. Estamos felizes, pois as pessoas se encantaram com a roupagem que fizemos de uma história conhecida por todos. O apoio nos dado pelo poder público foi primordial. À Funcaju e à Prefeitura Municipal de Aracaju, o nosso mais sincero obrigado”, reconheceu.