MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA EM SOCORRO

Cerca de 100 socorrenses estiveram na manhã deste sábado, dia 26, no Hospital de Olhos Rollemberg Gois, situado na rua Lagarto, em Aracaju, para participarem de uma cirurgia de catarata. A ação é fruto de uma parceria entre os governos estadual e municipal com o Instituto Oftalmológico de Sergipe – Iose. O prefeito Fábio Henrique e o secretário de Saúde, Saulo Eloy, estiveram presentes acompanhando o atendimento aos pacientes.


Logo cedo, as pessoas com problemas de catarata foram chegando ao hospital para realizar o cadastramento e passar por procedimentos pré-operatórios. Um dos primeiros pacientes foi Afonso Vieira Gomes, de 60 anos, que reside no Parque dos Faróis. “Tem cerca de quatro anos que estou com esse problema na vista e agora tenho a oportunidade de fazer essa cirurgia. Estou muito feliz”, afirma, confiante no procedimento.


Dona Benedita Barreto Santos, de 75 anos, moradora da Tabocas, em Nossa Senhora do Socorro, também estava muito contente pela cirurgia. “Eu já não consigo enxergar direito as pessoas e estava com a vista embaçada há uns oito anos, mas agora, com fé em Deus, tudo vai melhorar”, declara. Para a nora de Benedita, Lindaci Silva, essa ação da prefeitura é muito positiva. “Ela já reclamava disso há muito tempo, mas agora vai melhorar”, diz.


O secretário de Saúde, Saulo Eloy, enfatiza que o cuidado com os pacientes tem sido uma marca da administração Fábio Henrique, e, por isso, para este sábado, dia 26, a prefeitura, através da Secretaria da Saúde, disponibilizou uma grande estrutura para os socorrenses. “Há uma equipe técnica acompanhando os pacientes, disponibilizamos lanche e transporte para o retorno ao município. A nossa preocupação é com o bem estar do nosso povo”, aponta.


Saulo enfatiza que Socorro se destaca em relação a todo o cuidado pré-operatório disponibilizado aos pacientes. “Nossa equipe realizou o cadastro de todas as pessoas que tinham problema de catarata no município. Posteriormente, elas passaram por uma triagem e por exames gratuitos. Essa parceria foi de extrema importância, pois o gasto com uma cirurgia desse tipo chega a R$ 6 mil”, indica o secretário.


De acordo com ele, ações dessa natureza não vão parar por aqui. “Temos uma grande preocupação com a saúde no município de Nossa Senhora do Socorro. Desde que assumiu, Fábio Henrique tem proporcionado uma atenção especial a esta pasta, realizando diversos benefícios para a população, a exemplo do tratamento gratuito a pessoas com glaucoma, que já chega a três mil pessoas. É realmente uma revolução na saúde do município”, finaliza.