“A mamografia reduz em 40% o risco das mulheres morrerem por câncer de mama”, alerta mastologista

O Dia Nacional da Mamografia e o Dia do Mastologista são comemorados em 5 de fevereiro. E para reforçar a importância desta data, a mastologista da Clínica Homo, que integra a Rede AMO, Assistência Multidisciplinar em Oncologia, reforça que o exame de mamografia é a principal tecnologia à serviço das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O exame reduz em 40% dos riscos de mortalidade pela doença.

“Para as mulheres a partir dos 40 anos, realizar a mamografia anualmente é um gesto de autocuidado. A mamografia é um raio X das mamas. É um exame, adicionado à tecnologia digital, que permite obter melhores imagens, que consegue ver pequenas lesões mamárias que possam aparecer. E quanto mais cedo se descobre a doença, através do exame, maiores são as chances de vencê-la”, ressalta Paula Saab.

A mastologista reforça ainda que o exame é essencial para detecção da doença em mulheres que não apresentam sintomas e histórico familiar. “Em torno de 90% das mulheres com câncer de mama não apresentam histórico familiar. E a mamografia reduz em 40% o risco das mulheres morrerem por câncer de mama, justamente por conta do diagnóstico precoce. A recomendação é a mulher se cuidar sempre”, orienta.

Nova sala de mamografia
E em comemoração a esta data, será realizada neste sábado (4), a partir das 7h30, a reinauguração da sala de mamografia da Clínica Homo, localizada na Rua Campo do Brito, 1056, Centro de Aracaju.
Durante a ação, serão realizadas agenda estendida, laudos entregues após a realização do exame e café da manhã.

Leia mais:

DASA entrega troféu à equipe vencedora do MIT Global Startups Labs