PACIENTES PRATICAM AUTOCONHECIMENTO EM OFICINA DE CUPCAKE


Amor, esperança, fé na vida. Estes foram alguns dos sentimentos “colocados” por pacientes em tratamento, familiares e integrantes da equipe da Clínica Onco Hematos em pequenos e deliciosos bolinhos. De acordo com a psicóloga Shirley Brandão, a Oficina de Cupcake foi uma atividade de autoexpressão. “A proposta é que os pacientes e os demais participantes se percebam e compartilhem seus sentimentos com todos”, disse.


Integrando as ações da V Semana de Combate ao Câncer, a oficina foi realizada em parceria com Raquel Menezes, do “Santo Brigadeiro”, que ensinou aos presentes como rechear e decorar os pequenos bolinhos. “Sempre faço essa oficina com crianças. Esta é a primeira vez com adultos e achei muito interessante a proposta da Shirley para que cada um pense o que quer da vida e expresse seus sentimentos na hora de preparar os cupcakes”, comentou Raquel.


Recheios de chocolate e creme, cobertura de chocolate normal e de branco e confeitos multicoloridos, aos poucos cada participante foi dando vazão aos sentimentos e à imaginação. Ana Angélica de Carvalho Oliveira, 56 anos, no primeiro bolinho colocou a esperança, amor, carinho saúde e o desejo que todos enxerguem como a vida é bela. “Neste outro, coloco tudo isso, confeitado com coraçõezinhos, que representa todos o nosso amor”.


Nelda Zacarias dos Santos Brandão, 47 anos, expressou nos seus cupcakes o amor e que ama a si própria. “Aqui coloco todas as misturas de sentimentos”, frisou ela. Já Nelisson Luís dos Santos Brandão, 20 anos, confeitou o primeiro bolinho todo bagunçado. “É para demostrar como foi o início do tratamento. Este outro, mais arrumado, mostra a situação que vivo atualmente”. O irmão dele, Nadson Brandão, 14 anos, que o acompanha no tratamento, preparou os bolinhos com todos os tipos de confeitos. “Somos todos iguais”, explicou ele, que destacou ainda a sua cor, com uma camada extra de chocolate.


A enfermeira Simone Kameo, que integra a equipe da clínica, também participou da atividade. “Este primeiro bolinho, todo organizado, é dedicado a Shirley, que se empenhou para que esta semana acontecesse. O segundo, todo colorido, demonstra o nosso carinho por todos os nossos pacientes”.


Ao final da atividade, todos os participantes receberam certificados. “Além de promover o autoconhecimento, este foi um momento de interação entre os pacientes e entre pacientes e a equipe”, finalizou Shirley Brandão.