Mil famílias de Nossa Senhora do Socorro têm o sonho da casa própria realizado

Mil unidades habitacionais foram entregues em Nossa Senhora do Socorro, na manhã de terça-feira, 12, através do Programa Casa Verde e Amarela – Faixa 1. O mais novo complexo habitacional, que leva o nome do Padre Enaldo, foi dividido em dois residenciais de 500 unidades, Residencial Vila Formosa I e o Residencial Cidades das Flores I, foi construído pela JFilhos. A construtora é a primeira em Sergipe a receber o Selo “Casa Azul + Caixa”, concedido pela Caixa Econômica Federal aos empreendimentos habitacionais que buscam trabalhar de forma sustentável, reduzindo os impactos ao meio ambiente.

A solenidade de entrega contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Duarte Ferreira; do superintendente da Caixa em Sergipe, Ismael Boaventura Neto; do governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas; do diretor da construtora JFilhos, Evislan Souza; e do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo. Também estiveram presentes o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o senador Alessandro Vieira; os deputados federais Laércio Oliveira, Fábio Mitidieri e Bosco Costa; o deputado estadual Rodrigo Valadares, além de outras autoridades e vereadores.

Este é o primeiro grande empreendimento entregue pela JFilhos na Grande Aracaju, neste período de pandemia, e que também tem o Selo Casa Azul + Caixa. As unidades habitacionais possuem 52,69m² de área construída (com uma área coberta de 64m²), com 2 quartos, sala e cozinha integradas, área de serviço e banheiro. As casas utilizam o sistema de parede de concreto, referência no Brasil e no mundo.

O diretor da construtora, Evislan Souza, chamou a atenção para a inovação da obra com o sistema parede de concreto e destacou ainda que a JFilhos sempre preza pela qualidade dos imóveis. “O desafio para esta obra foi muito grande, pois nós pegamos um período de pandemia, de inflação alta, mas com o apoio da Caixa e da Prefeitura de Socorro, que foram fundamentais, chegamos no grande dia de entrega das casas, com qualidade, para mil famílias. Nós temos um propósito de sempre impactar positivamente a dignidade das famílias. Com essas mil casas, já são quase 5 mil unidades entregues aqui no estado. Então, para todo o time da JFilhos, é um orgulho entregar e saber que as famílias irão residir em unidades da nossa construtora”, destacou.

De acordo com o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, apenas pessoas sem moradias e que seguiam as regras estabelecidas pelo programa receberam as casas. “Nós cumprimos todas as regras, fizemos o cadastro das famílias, realizamos o sorteio e as únicas famílias que estão recebendo as casas sem participar do sorteio são as que possuem crianças com microcefalia”, disse o prefeito, que agradeceu durante a solenidade a parceria do diretor da Construtora, Evislan Souza, pela entrega do empreendimento com qualidade. “Agradeço a Evislan de coração, por ter me apresentado esse projeto e me incentivado a implantar em Socorro o Programa Casa Verde Amarela”, acrescentou.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Duarte Ferreira, a Casa Verde Amarela já entregou 1,25 milhão de casas habitacionais com a menor taxa de juros da história. Para ele, as casas foram entregues com muita qualidade. “A Caixa faz toda verificação e a construtora certamente cumpriu todas as normas e regras do programa a respeito de qualidade do material, de projeto. As casas foram entregues dentro das condições exigidas”, disse o ministro, acrescentando que irá avaliar junto com o Congresso Nacional a possibilidade de novas construções de casas populares em Sergipe.

Para o governador do Estado, Belivaldo Chagas, a entrega das casas é um momento de muita alegria. “Fiz questão de participar desse momento, onde cerca de 4 mil pessoas serão beneficiadas. São mil casas entregues às famílias carentes que estavam esperando por esse momento há muito tempo. Que bom participar desse momento e que bom que o Governo Federal tem entendido a importância de construção de casas. É um conjunto habitacional completo, com área de lazer, praças, quadra poliesportiva, com boa infraestrutura e casas de qualidade”, pontuou o governador.

Quem também elogiou a obra foi o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, parabenizando a construtora e a prefeitura de Socorro. “Essa obra vale por uma gestão. É uma obra gigantesca que traz dignidade para as pessoas que mais precisam, que moravam em favelas e vilas. Aqui as pessoas terão asfalto na porta, iluminação, esgoto sanitário, quadra de esporte, avenida maravilhosa. Estamos vendo a qualidade. É uma obra muito bem feita. Quero parabenizar o Padre Inaldo, a Construtora e todos que se envolveram nessa obra maravilhosa trazendo dignidade, amor e carinho para as famílias”.

Cidadãos contemplados
Durante a solenidade, as famílias receberam as chaves da sua casa própria. Uma delas foi a dona de casa Semirames Santana Ferreira, que foi contemplada com a casa mobiliada. “É uma sensação de muita felicidade e gratidão. Estou muito, muito feliz e tenho muito que agradecer a todos. Ao governo, ao ministro, ao prefeito e a Construtora JFilhos. Minha casa está perfeita, linda, não tem nenhum defeito e ainda por cima fui contemplada com a casa mobiliada. Estou realizada e só tenho a agradecer”, comemorou.

A nova moradora Patrícia Batista Santos também comemorou ao lado de sua família o recebimento da chave da sua casa. “Estou muito emocionada e muito feliz por esse momento, porque eu moro de aluguel há 23 anos, por isso, receber a chave da minha própria casa para morar com a minha família é muito importante. Agora posso dizer aqui é minha casa e não vou pagar aluguel mais nunca em minha vida. E a qualidade dessas casas estão nota dez. Dez ainda é pouco, mil. São casas muito bem feitas, bem organizadas e é muito bom receber uma casa pronta, que só vamos agora fazer o muro”, contou ela emocionada.

Já o capoteiro Roberto Carlos dos Santos, reforçou que as casas e toda a estrutura do conjunto habitacional foram muito bem construídas. “A pessoa que lutou a vida toda e hoje receber o seu lar não há preço. Agora não vou pagar mais aluguel e isso não tem preço. Só tenho a agradecer por tudo isso. Eu vim nas vistorias e não tive um ponto de reclamação. Então essa construtora está de parabéns. Nota mil”, finalizou um dos contemplados com a casa própria.

Fonte: Âncora Comunicação / Ascom JFilhos

Fotos: China Tom