MEIO AMBIENTE

Na manhã de ontem, 17, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), realizou mais uma reunião ordinária mensal do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente – Comdema. Trata-se de um conselho paritário, composto pelo poder público (Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Educação, Planejamento, Saúde, Obras, Assistência Social e Procuradoria) e sociedade civil organizada (associações de moradores, setor produtivo e ONG). Tendo como presidente o secretário do Meio Ambiente, Washley Ramos, e como secretário executivo o biólogo da Semma Rafael Alves, o Conselho tem como função, ajudar a construir a política ambiental do Município.

A reunião de ontem teve como objetivo fazer uma avaliação da atuação do Comdema durante o ano 2013 e iniciar o planejamento para 2014. Na ocasião, foram citadas as ações do Conselho em parceria com a Semma, a exemplo da Semana Municipal do Meio Ambiente, do I Concurso de Redação e Desenho da secretaria com alunos das escolas do município, bem como, a primeira resolução do Conselho que regulamenta a Certidão de Conformidade de Uso e Ocupação do Solo.

Metas
Entre as metas traçadas para o próximo ano, estão a ampliação da atuação do Conselho junto à sociedade, investimento na capacitação dos conselheiros, promoção de eventos e palestras para a comunidade em geral, além da formação de grupos temáticos de trabalho para discutir temas específicos da problemática ambiental do Município.

José Leopoldo dos Santos, presidente da Associação de Moradores da Volta da Pedra e conselheiro do Comdema, comentou sobre as realizações do ano. Para ele, 2013 foi muito importante para o Município. “Foi o ano no qual o conselho retomou as suas atividades. A partir daí, os conselheiros puderam opinar e ajudar na construção da política ambiental municipal”, disse. Ele também conta que está muito satisfeito com a atuação do Comdema em parceria com a Semma. “Este foi um ano muito proveitoso. Estou muito empolgado com as metas traçadas para 2014, quando o Conselho irá até às associações e escolas fazer um trabalho de conscientização ambiental através de palestras educativas”, acrescentou.

Na visão do presidente do Conselho, Washley Ramos, 2013 foi um marco na Gestão Ambiental do Município e na reestruturação do Comdema, que é um dos pilares da gestão. “Esta última reunião teve como objetivo avaliar os progressos alcançados, bem como discutir o que ainda podemos melhorar, já projetando o ano de 2014. Frise-se que o Comdema é um órgão colegiado com a participação da sociedade que atua de forma efetiva nas questões ambientais do Município. Esta integração Semma/Comdema é de grande importância, pois o conselho representa os anseios da sociedade.