Dietas no inverno: mitos e verdades

Homens e mulheres desejam estar sempre com o corpo magro e livre dos quilos a mais. O inverno pode ser a época ideal para queimar calorias, já que o organismo gasta mais energia para se manter aquecido. Mas contar apenas com o clima não é suficiente: é preciso aliar corretamente alguns fatores e apostar em uma vida mais saudável. Fórmulas milagrosas, que prometem perda de peso em pouco tempo, não dão resultado. Os especialistas são unânimes em afirmar que emagrecer rápido demais pode ser perigoso e ainda provocar efeito contrário.

Fazer um regime alimentar é um passo importante para quem quer perder peso e, para ser bem sucedido, deve vir associado a uma mudança mais profunda. Praticar exercícios regularmente, evitar bebidas alcoólicas e o fumo são fatores importantes para alcançar o sonho do corpo mais saudável. Em alguns casos, o uso de medicamentos é recomendado pelo médico para auxiliar na perda e na manutenção do peso. Uma das substâncias que tem se mostrado um forte aliado é o orlistate, conhecido como Xenical®(orlistate). “Como atua apenas no intestino e elimina 30% da gordura ingerida, o medicamento auxilia o paciente na reeducação alimentar e, portanto, é seguro e útil nas fases de perda de peso e manutenção”, explica o endocrinologista Dr. Ricardo Barroso.

Os benefícios do emagrecimento não se limitam à estética. Livrar-se do excesso de gordura no organismo diminui o risco de hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares, esta última, a principal causa de morte entre os brasileiros. Para não errar, o Dr. Ricardo desvenda o que é mito e o que é verdade quando o assunto são as dietas alimentares.