Medicamentos vendidos na Farmácia Popular chegam a custar até 90% mais barato


Fotos: Lízia Martins


A Farmácia Popular, um programa do Governo Federal, implantada na capital sergipana por meio de uma parceria com a Prefeitura de Aracaju, oferece medicamentos que chegam a custar até 90% mais barato do que o preço de mercado.


A economia representa um alívio para a família de Lívia Araújo dos Santos. O pai dela toma regularmente sete medicamentos diferentes. “Essa farmácia é importante especialmente para as pessoas que tomam medicação controlada todo mês, como meu pai, que é hipertenso e já fez ponte safena. A Farmácia Popular ajuda muito ao baratear o custo”, conta Lívia Araújo.


Dona Ângela Ramos também ficou satisfeita ao saber que o remédio prescrito pelo médico para uma inflamação de útero custaria apenas R$ 0,96. “Facilita muito para a gente, porque remédio está muito caro. Vou voltar sempre aqui”, disse.


O único critério para adquirir o medicamento na farmácia é a receita médica ou odontológica. “Diminuir a automedicação também é um dos objetivos do programa”, afirma a gerente da Farmácia Popular Aracaju, Maria Cristiane Trindade de Almeida.


Medicamentos


São disponibilizados 94 tipos de medicamentos para doenças como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses, entre outras. Anticoncepcionais e preservativos também são vendidos.


“É uma gama de medicamentos que foi selecionada por uma equipe do Ministério da Saúde, que se baseou nos critérios de baixo custo, efetividade, baixo índice de reações adversas e dados epidemiológicos dos problemas comuns no nosso país”, aponta a gerente.


Para garantir os preços baixos dos remédios, a Fundação Osvaldo Cruz, órgão do Ministério da Saúde responsável pela execução do programa, adquire os medicamentos por meio de licitação e repassa para as farmácias populares de todo o país. “O mesmo preço que é comprado nas indústrias é repassado para o paciente. Por isso o preço do medicamento é mais acessível”, explica Maria Cristiane.


Localização


Aracaju conta com uma Farmácia Popular desde o ano de 2005. O prédio fica na rua Estância, número 722, Centro. O funcionamento vai de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas. O telefone de contato é o 3179-1982.