Manhã de beleza eleva a auto-estima de pacientes oncológicos


Cabelos cortados, rostos maquiados, lenços coloridos na cabeça e unhas pintadas. Assim saíram hoje pela manhã do setor de Oncologia do Hospital Cirurgia, vários pacientes em tratamento. Homens, mulheres e até mesmo crianças se renderam aos cuidados da equipe do Studio Anne Marie, que voluntariamente promoveu uma manhã de beleza, atendendo convite da Clínica Onco Hematos, responsável pelo setor.


 


“A proposta da manhã de beleza é elevar a auto-estima dos pacientes”, explicou Luzivânia Bispo dos Santos, responsável pelo setor, que atende cerca de 1,2 mil pessoas por mês, entre consultas e pacientes em tratamento. “Temos uma missão, que não se resume só em trazer o tratamento, mas também amor e alegria, com dedicação. Os pacientes são a razão da nossa existência”, reforçou Rossana Sales, administradora da Onco Hematos.


 


Ela informou aos presentes que a atividade faz parte da I Semana Sergipana de Combate ao Câncer, iniciada no último dia 20 e cuja arrecadação será revertida à Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), para construção da sede própria. “O intuito da semana é chamar a atenção da sociedade para a doença”, comentou Leila Carla Santos de Melo, assistente social da AMO. “O apoio da Onco Hematos está sendo fundamental para a construção da nossa sede, para que possamos atender com mais conforto os pacientes em tratamento. Logo no início eles têm um choque muito grande e nós procuramos elevar sempre a auto-estima. Na casa de apoio ele permanecem de segunda à sexta-feira”.


 


Um presente de final de ano. Assim Maria Clara Bispo de Menezes, de Santa Rosa de Lima, avaliou a manhã de beleza. “Dá mais um animo a gente”, disse ela, que aproveitou para se maquiar e ganhou também um lenço colorido. “É muito legal. Os atendentes daqui são maravilhosos, eu amo todos eles”, declarou Eliene Nelcides, de Pacatuba, que aproveitou para corta o cabelo.


 


“Este trabalho, feito de forma voluntária por nossa equipe, é muito gratificante. A nossa alegria é poder colaborar para elevar a auto-estima dessas pessoas”, comentou Maria José de Menezes, a Zezé, que junto com outros cerca de 10 profissionais do Studio Anne Marie, iniciaram a jornada mais cedo ontem. “Temos gente aqui para fazer as unhas, cortar cabelo, fazer maquiagem, enfim, mostrar que eles podem e devem se arrumar”.


 


Até mesmo a pequenas Raquel, de 4 anos, se rendeu aos caprichos e deixou fazer as unhas, que ganharam pequenas florzinhas. “É um privilégio no meu primeiro dia de tratamento ter uma recepção dessa. Isso eleva a nossa auto-estima”, declarou a assistente social Maria Auxiliadora Santos Oliveira, que reside em Aracaju.


 


Programação


Com o tema “Câncer e Solidariedade: Juntos podemos mais !”, a I Semana Sergipana de Combate ao Câncer foi elaborada visando levar à sociedade em geral, mais informações acerca da doença e também angariar contribuições para a construção do Complexo Assistencial em Oncologia da Amo. Toda a renda da semana será revertida para a entidade.


 


Também ontem, às 19h30, houve a exibição do filme “Doutores da Alegria – o filme”, numa das salas do Moviecom. O dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos – R$ 5 – será destinado a AMO.


 


Nesta terça-feira, 27/11, Dia Nacional de Combate ao Câncer, será realizada a distribuição de folhetos explicativos sobre a doença, durante todo o dia, nos mercados Albano Franco e Thales Ferraz. A semana será encerra à noite, com o Simpósio Sergipano de Combate ao Câncer. A inscrição para o evento, que acontecerá das 19h às 21h30, no auditório da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), custa R$ 18,50 (valor de um saco de cimento).


 


A I Semana Sergipana de Combate ao Câncer conta com o apoio da Memphis, Infographics, Moviecom, Cristiano Designer, Sociedade Médica de Sergipe (Somese) e Studio Anne Marie.