Maternidade Nossa Senhora de Lourdes orienta profissionais sobre controle de infecções

Foto: Ascom/SES

Na manhã desta quinta-feira(23), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou nova visita aos setores da maternidade, com a exibição do vídeo produzido pela Secretaria do Estado da Saúde (SES), seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com o tema: “ Sequência de Colocação e Remoção dos EPIS.

O vídeo foi exibido no Laboratório da MNSL pelas profissionais do NEP, a enfermeira Ana Carla Andrade Oliveira e a psicóloga Silvia dos Anjos. Durante 30 minutos foi exibido o filme e realizada a discussão com os funcionários do setor que aprenderam sobre o uso adequado, paramentação, retirada dos EPIS e higienização das mãos.

“A ação teve como objetivo orientar os profissionais de saúde para prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde, dado foco as medidas de prevenção frente Covid 19″, observou a psicóloga. Ela ressaltou que o treinamento de toda equipe no cuidado e proteção em relação aos EPIS necessários na assistência hospitalar seguem sendo realizados e preparando a equipe contra a Covid-19.

“Exibimos o vídeo da SES com as recomendações adequadas  e está sendo bastante proveitosa essa oportunidade para que o servidor tire  as dúvidas  para atuar com mais tranqüilidade e discernimento”, ressaltou a Silvia.  No vídeo  há uma seqüência de retirada e colocação do equipamento, do descarte, comentou a enfermeira Ana Carla Andrade Oliveira.

Proteção – “Molhar as mãos, aplicar sabonete líquido na palma das mãos, ensaboar as palmas mãos, esfregar o dorso das mãos, friccionar espaços interdigitais, esfregar os dorsos dos dedos, esfregar os polegares, friccionar as polpas digitais e unhas, enxaguar as mãos e secar, essas são as medidas mais importantes”, observou a psicóloga da MNSL.