MATERIAL RECICLADO


A artesã Maria Aparecida Roxinho Santos, que há pouco mais de seis meses era uma sem teto, a procura de meios para sustentar a família, ganhou destaque após participar do curso de reciclagem “Criando e Lucrando com o Lixo” e de ser capacitada para gerar renda. Ela hoje é uma artista de mão cheia e demonstrou o seu talento ao criar uma réplica com canudinhos feitos de jornais da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Socorro e da praça que fica em frente à igreja. Atualmente, a artesã Maria Roxinho é moradora da Taiçoca de Dentro e já mostra resultado dos conhecimentos que adquiriu.


 


A réplica está em exposição no Centro Administrativo e tem chamado a atenção de todos que passam no local, inclusive do governador em exercício, Ulices Andrade. A miniatura da igreja matriz foi criada com o objetivo de presentear o secretário Municipal do Meio Ambiente, Manoel Messias, como agradecimento por ter oferecido o curso. “Sempre gostei de fazer artesanato e pude aprender mais e, depois de dois meses confeccionando, resolvi expor toda a minha gratidão trazendo essa igrejinha de papel para o Secretário”, afirmou Maria Roxinho. O curso foi promovido pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, em parceria com o Banco do Nordeste.


 


Ao receber o presente, Manoel Messias elogiou o trabalho realizado pela aluna. “Essa é uma grande homenagem, é o fruto das atividades que desenvolvo junto com minha equipe na Secretaria que coordeno. Pode-se comprovar que os ensinamentos e técnicas proporcionados pelo curso foram válidos. A forma detalhada como foi feita, com bancos, altar com uma imagem de Nossa Senhora, sinos, escadaria, árvores, janelas e lustres que brilhavam com a ajuda de uma pequena instalação de energia mostram também o carinho e a dedicação da artesã, que com certeza pode ser também transformados em uma fonte de renda”, explicou o secretário. O projeto terá continuidade no mês de março, na Casa Verde, espaço da Secretaria Meio Ambiente onde são ministrados cursos, palestras e disponibiliza uma biblioteca para que os alunos possam fazer pesquisas.