Mais de 50 mil beneficiários do interior são atendidos pelo Ipesaúde

O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) registrou 52.665 atendimentos até o dia 30 de novembro em suas cinco unidades do interior. Além das unidades regionais em Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora das Dores e Propriá, o Instituto possui 49 municípios conveniados e 37 clínicas credenciadas nesses municípios, ampliando o acesso dos serviços aos beneficiários e oferecendo comodidade, evitando despesas e incômodos com deslocamento para consultas e exames na capital.

Com o objetivo de enfrentar a demanda reprimida de três anos em apenas um, Claudiovânia dos Santos, gerente das Unidades dos Interiores, aponta que ao longo de 2022 as conquistas foram gratificantes, em especial nas grandes unidades como Itabaiana e Lagarto. “O Ipes conseguiu levar para o interior algumas especialidades médicas, como os serviços de odontologia e fisioterapia, o que é um grande avanço. Essa ampliação da oferta de serviços proporciona uma comodidade aos usuários. Já ultrapassamos 114 mil beneficiários e nossos desafios são diários”, declara Claudiovânia.

O edital de credenciamentos está permanentemente aberto para as clínicas do interior que oferecerem seus serviços. Basta acessar o site do instituto em https://www.ipesaude.se.gov.br/licitacoes/editais-de-credenciamento/ e realizar o procedimento necessário para credenciamento.

Equipe de Itabaiana
A Unidade Regional de Itabaiana realizou 17.233 atendimentos até 30 de novembro e oferece serviços em diversas especialidades, dentre elas: Clínica Geral; Ginecologia; Pediatria; Obstetrícia; Odontologia; Fisioterapia; Fonoterapia; Terapia Ocupacional; Psicologia e Nutrição. “Todos esses procedimentos nos ajudam a crescer juntos, em nossa unidade temos essas especialidades e nas clínicas credenciadas realizam outros procedimentos e exames laboratoriais. Ficamos bastante contentes com a conquista do credenciamento de novas clínicas, que hoje já são 3 no município”, afirma Rubens Yuri Souza Santos, gerente da unidade do Ipesaúde Itabaiana.

Os novos credenciamentos foram um grande feito para os beneficiários atendidos pelo Ipesaúde, como considera Yuri, “foi muito satisfatório fazer estes credenciamentos, inclusive quero agradecer o empenho de Dr. George Trindade, que nunca mediu esforços para nos atender na unidade”.

 Regional de Lagarto
Já na Unidade Regional de Lagarto foram realizados 18.458 atendimentos e conta com serviços em Clínico Geral; Fisioterapia; Ginecologia; Odontologia; Ortopedia; Pediatria e Psicologia. A gerente da unidade, Helia Roque Lima, destaca que a Unidade Regional de Lagarto atende cerca de 6 municípios circunvizinhos e possui 24 colaboradores. “Presamos muito pelo trabalho humanizado com ênfase no atendimento de qualidade aos nossos usuários”, diz a gerente Helia.

Nossa Senhora das Dores
Os atendimentos somados na Unidade Regional de Nossa Senhora das Dores são de 6.256. Nesta unidade são ofertados os serviços em Clínica Geral; Odontologia; Fisioterapia; Pediatria; Nutrição e Ginecologia. O gerente desta unidade, Hermison Costa Matos, explica que na prática o atendimento é voltado à atenção integral à saúde. “Acreditamos que o beneficiário deve ser o centro de tudo, com acompanhamento primário e contínuo, por isso realizamos ações de conscientização e prevenção de doenças, a exemplo das palestras que realizamos em nossa unidade contra o câncer de mama e de próstata. Assim o beneficiário já identifica os sintomas e procura nossa equipe para garantir um tratamento no início da doença, quando as chances de cura aumentam”, revela o gerente Hermison.

Vale ressaltar que os beneficiários diabéticos e hipertensos da Unidade de N. S. das Dores possuem uma atenção especial. Conforme Hermison as taxas são acompanhadas a partir da necessidade de cada beneficiário e, em caso de alteração, são encaminhados para uma equipe multidisciplinar.

Equipe de Propriá
Na Unidade Regional de Propriá a gerente Edilaine Andrade Barbosa, completa a avaliação das atividades em 2022 afirmando que foi mais um ano de unir forças para ter resiliência de resolver os desafios da demanda reprimida e de continuar se protegendo da pandemia. “Com muita parceria junto à Sede, na pessoa da Coordenadora das Unidades Claudiovânia, estamos conseguindo terminar o ano com tranquilidade e energia, para mais um ano vindouro aos nossos beneficiários atendidos por nossa equipe”. Na Unidade foram realizados 5.766atendimentos ao longo do ano, com especialidades em Clínica Geral; Fisioterapia; Odontologia e Psicologia.

Regional de Estância
Para Larissa Morais Rodrigues Melo, gerente da Unidade de Estância, gerir a Unidade foi um desafio que trouxe grandes experiências para o crescimento da unidade e da equipe. A unidade possui atendimento em Clínica Geral; Psicologia; Pediatria; Ginecologia; Fisioterapia; Terapia Ocupacional e Nutrição, e realizou 4.952 atendimentos. “Aumentamos a oferta de especialidades médicas e clínicas conveniadas. Estes novos serviços sanaram 80% das insatisfações dos beneficiários, pois conseguimos atingir o marco de, aproximadamente, 700 atendimentos mensais, algo que brevemente aumentará a partir da verticalização dos serviços internos”, detalha a gerente Larissa.

Projetos em andamento
O trabalho realizado ao longo deste ano, em meio a desafios e conquistas, ainda gera frutos. Segundo Claudiovânia dos Santos, gerente das Unidades dos Interiores, com a reestruturação da Unidade de Simão Dias este ano será encerrado com chave de ouro com a reinauguração da sede nesta quarta-feira, 28.

Além disso, ano que vem o trabalho continua em busca do melhor atendimento aos beneficiários do Ipesaúde e ainda no primeiro trimestre de 2023, a sede da Unidade de Estância também passará por reforma.

Fonte e foto: Ascom IpeSaúde