Treinamento de RCP promovido pela Saese prepara 267 estudante

treinamento

Em 2022, dentre outras ações, a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese) iniciou o treinamento de Reanimação Cardiopulmonar nas escolas públicas e particulares de Sergipe. Iniciado em maio, com o treinamento de 120 alunos de Medicina da universidade Federal de Sergipe (UFS) para se tornarem multiplicadores, neste segundo semestre o “Projeto RCP nas escolas” foi levado para seis escolas e treinou 267 estudantes.

“Primeiro capacitamos os alunos de Medicina para se tornarem instrutores no treinamento de Reanimação Cardiopulmonar. Depois, eles nos acompanharam para passar as informações para estudantes de ensino médio”, informa o presidente da Saese, Dr. Fabricio Dias Antunes.

Saese

A previsão é que o projeto nos colégios seja retomado a partir de fevereiro de 2023. “Já temos pré-agendadas quatro escolas. A nossa expectativa é levar informações importantes sobre técnicas de reanimação cardiopulmonar para 400 alunos do ensino médio, para que possam estar aptos a prestar o primeiro atendimento às possíveis vítimas de uma parada cardiorrespiratória”.

Esse primeiro atendimento, conforme ressalta Dr. Fabrício Antunes, é crucial para um melhor desfecho na abordagem de uma reanimação cardiopulmonar. “Uma vítima em parada cardiorrespiratória sem esse cuidado ou tratamento inicial tem menos chance de retornar à circulação espontânea, do que um paciente que recebeu esse primeiro atendimento”, explica, ressaltado que é um treinamento preventivo. “Não estamos querendo treinar nenhum estudante de escola para ser médico, mas para que possa prestar assistência inicial a uma possível vítima de parada cardiorrespiratória”, acrescentou.

O projeto

rcp

Uma iniciativa da Saese, com o apoio da Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE), o projeto tem a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) “o projeto envolve os alunos de Medicina da UFS e a cooperativa está emprestando os manequins para os treinamentos. Sem essa parceria e esse apoio, seria difícil realizar o projeto que já está dando certo”.

Idealizador do projeto em Sergipe, Dr. Fabrício Antunes destaca ainda que todos os alunos e instrutores envolvidos foram e serão certificados pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). “Eles se tornarão membros do Projeto Salve uma Vida, que é desenvolvido pela SBA”, finaliza.