Lavar as mãos reduz risco de infecção

A higienização correta das mãos ganhou o centro das discussões no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), que realizou ontem uma campanha alusiva ao Dia Internacional de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio. Ciente da importância dessa discussão no ambiente hospitalar, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do HU-UFS promoveu atividades lúdicas no hospital, mostrando que, com o simples ato de lavar as mãos, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções.

O enfermeiro Rodrigo Santa’Ana, do setor de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde do HU-UFS e um dos organizadores do evento, explica que a higiene das mãos é considerada a medida mais simples e eficaz para evitar a transmissão cruzada de microrganismos em ambiente hospitalar, contribuindo para a segurança dos pacientes. De acordo com ele, a higienização adequada das mãos envolve palmas, dorsos, dedos, espaços entre os dedos, articulações, pontas dos dedos e punho.  A limpeza pode ser feita com água e sabão ou álcool em gel.  

“Lavar as mães corretamente salva vidas e diminui bastante infecções no ambiente hospitalar”, alerta Rodrigo ao informar que o objetivo da ação é reforçar junto aos colaboradores a importância da lavagem correta das mãos para o controle da infecção hospitalar.  E ele tem razão. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as dez doenças mais comuns que podem ser evitadas com a higienização adequada das mãos são infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele.

A ação

Para conscientizar os funcionários da unidade de saúde da importância da higienização das mãos, durante todo o dia de ontem, um grupo fez cantoria com paródias percorrendo as instalações do hospital. Houve ainda apresentações de painéis itinerantes pelos setores do hospital, ilustrando o passo a passo para correta higienização das mãos, e os colaboradores que fizeram o procedimento corretamente ganharam brindes no momento da dinâmica.

Fonte: Jornaldacidade.net

Foto: Jornaldacidade.net