Filhos pequenos reduzem felicidade de homens


O nível de satisfação dos homens britânicos com sua vida não aumenta com o fato de serem pais, segundo indica uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto para Pesquisas Sociais e Econômicas (ISER), do Reino Unido.

Quando os filhos têm menos de 5 anos, o estudo indica que o nível de felicidade dos homens tem uma “redução significativa”.

A pesquisa, feita com base em um levantamento anual que acompanha 5.500 famílias desde 1991, mostra ainda que, para as mulheres, seu nível de satisfação com a vida aumenta em função dos filhos somente quando eles estão em idade escolar.

Segundo os autores da pesquisa, Alison Booth e Jan Van Ours, estas conclusões fazem parte das questões reveladas pelo estudo Satisfação com o Trabalho e Felicidade Familiar, que se concentrou em estudar a correlação entre horas de trabalho e satisfação pessoal de casais.

Horas de trabalho
De acordo com a pesquisa, as mulheres com filhos se sentem mais felizes quando têm um emprego, independentemente de quantas horas por semana elas trabalham.

Os dados compilados pelos pesquisadores indicam ainda que os homens têm um nível de satisfação maior com suas horas de trabalho quando trabalham em período integral, desde que não façam horas extras.

Porém a quantidade de horas trabalhadas não afeta a satisfação dos homens britânicos com seu trabalho nem a satisfação com a vida
em geral.

Segundo os pesquisadores, os níveis de satisfação dos homens são afetados somente pelo fato de terem ou não um trabalho.

Para as mulheres britânicas, os dados indicam que elas preferem os empregos em meio-período quando considerados os níveis de satisfação com suas horas de trabalho ou sua satisfação com o trabalho.

Mas, quando considerado o nível de felicidade em geral, não há influência do número de horas trabalhadas pelas mulheres.

O estudo também indica que o nível de satisfação das mulheres que não têm filhos não é afetado pelo número de horas que elas trabalham, enquanto que as mulheres com filhos se sentem mais felizes quando têm um trabalho.


 


Fonte: BBC Brasil