Laércio comemora o recebimento dos primeiros tubos para a construção do gasoduto em Sergipe

Laércio Oliveira (PP) comemorou o recebimento dos primeiros tubos para a construção do gasoduto em Sergipe. O projeto de construção para conexão do Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da ENEVA à malha da Transportadora Associada de Gás – TAG evolui conforme planejado. No último sábado, 7 de janeiro, foi iniciada a etapa de recebimento dos tubos fabricados em aço carbono de liga especial.

“É enorme a minha satisfação de ver um trabalho que venho desenvolvendo há algum tempo apresentar os resultados pretendidos. Participei de inúmeras audiências e reuniões tratando da importância de agilizar a construção desse gasoduto de conexão do terminal de GNL da CELSE/ ENEVA com a malha de transporte da TAG”, lembrou o senador Laércio Oliveira, que ainda como deputado foi relator da Lei do gás que abriu o mercado e permitiu esses investimentos.

“Discutimos muito esse assunto e contribuímos para o encaminhamento de soluções para os entraves existentes no Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional de Petróleo, TAG, CELSE e ENEVA. Precisamos agora dar celeridade à obra desse gasoduto no propósito de que esteja concluída ainda este ano, de forma que possa atender às demandas do Nordeste e também como instrumento de balanceamento da rede da TAG, servindo como segurança no suprimento de gás do sistema, disse.

Segundo Laércio, o projeto representa mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, viabilizando o acesso de uma importante fonte de suprimento para atendimento da demanda nacional do energético.

A etapa de recebimento dos tubos fabricados em aço carbono de liga especial, necessários à construção dos 25 quilômetros de gasoduto, na área de obras do empreendimento, foi iniciada no último sábado, 7. Ao todo, foram fabricados aproximadamente 2.400 tubos, com 12 metros de extensão e 24 polegadas de diâmetro cada.

Segundo o diretor Comercial e Regulatório da TAG, Ovídio Quintana, atualmente a empresa estuda, junto ao Governo do Estado de Sergipe, a aplicação do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) para aquisição de bens para construção do gasoduto. Dessa forma, parte dos tubos produzidos aguarda essa definição para ser enviado ao local da construção em Sergipe.

Segundo o superintendente-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, a equipe técnica do Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente na concretização do projeto. “Estamos empenhados em ver esse gasoduto pronto e temos intermediado tratativas com as áreas do governo necessárias, como Adema e Secretaria da Fazenda, a fim de garantir que o projeto seja concluído e entre em plena operação comercial”, completa.

Foto e fonte: Ascom

Leia mais:

Defesa Civil Estadual alerta população ribeirinha sobre aumento na vazão do Rio São Francisco