Itabaiana inaugura Centro Regional de Hemodiálise


Itabaiana inaugura sexta-feira, 25/1, às 19 horas, o Centro Regional de Hemodiálise. A unidade vai atender aos pacientes do agreste sergipano, que têm que se deslocar para Aracaju, três vezes por semana em busca do tratamento. O Centro de Hemodiálise de Itabaiana é o segundo do Estado e funcionará na Clínica SEMED, na Avenida 13 de junho, 695.


Com 17 aparelhos instalados e prontos para funcionar, a Central realizará 100 atendimentos semanais, inicialmente. Com uma equipe de cinco nefrologistas, começará a funcionar a partir do início de fevereiro, de segunda a sábado, fazendo plantão aos domingos.


O funcionamento do Centro é fruto de esforço conjunto da Prefeita Maria Mendonça junto com o Deputado Federal Eduardo Amorim e do Secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, que após diversas viagens e inúmeros contatos em Brasília, conseguiram autorização do Governo Federal através de Portaria do Ministério da Saúde.


A Central vai funcionar com autorização oficial inclusive para atendimento a pacientes do SUS. A adesão à parceria pelo nefrologista Roberto Nogueira também foi de grande importância como igualmente importante foi a participação dos empresários Itabaianenses que investiram recursos financeiros, através de empréstimo junto ao Bando do Nordeste para a compra dos equipamentos.


Sobre o fato a prefeita Maria Mendonça comentou: – “O esforço político junto ao Ministério da Saúde para o funcionamento da segunda central de hemodiálise do Estado de Sergipe foi muito importante. A persistência do Deputado Federal Eduardo Amorim e do Governo do Estado através do Secretário da Saúde, Dr. Rogério Carvalho foi fundamental, como também foi imprescindível a participação dos empresários itabaianenses no processo dessa conquista.”


Na opinião do Deputado Eduardo Amorim a Central significa a oferta de um serviço de alta complexidade com estrutura instalada que atenderá aos pacientes da região, desafogará o atendimento em Aracaju e ampliará o serviço no Estado. Ele lembrou que depois de Aracaju, Itabaiana é o município mais bem equipado em termos de saúde de Sergipe.