Itabaiana faz campanha contra a hanseníase


A Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana realiza quinta-feira, 31/1, das 8h às 15h, a Campanha contra a Hanseníase. Serão mobilizadas 17 equipes do PSF, para colocar em prática a programação do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, comemorado no dia 31 de janeiro.


Todas as unidades de saúde da sede e dos povoados de Itabaiana estarão funcionando para atender às pessoas que possuam qualquer tipo de mancha na pele com dormência no local. Segundo informação da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Itabaiana, Maria Adenilde Rocha Santana Lima, a doença se manifesta através de manchas na pele, semelhante a pano ou impinge. A pele fica esbranquiçada ou avermelhada e a pessoa perde a sensibilidade no local afetado (não sente o toque nem dor nessa região).


Essas manchas ocorrem com maior freqüência nos membros inferiores e superiores; pés, mãos. A pessoa com hanseníase pode transmitir a doença para outros indivíduos e esses podem passar até dez anos com a hanseníase sem saber que está com o mal.


Hanseníase ainda é um problema de saúde pública no Brasil. É a doença de pele que mais afeta os brasileiros e pode causar seqüelas irreversíveis. Adenilde orienta que todas as pessoas que apresentem manchas na pele com dormência no local, que procure um posto de saúde para receber orientação para tratamento.