Onco Hematos destaca importância do nutricionista no tratamento oncológico

Canal Viva Bem
Na última quinta-feira, 31, foi comemorado o Dia do Nutricionista. Para celebrar a data, a clínica Onco Hematos alerta a importância do profissional para um melhor acompanhamento e qualidade de vida dos pacientes durante um tratamento oncológico. 
Segundo a nutricionista Miriam Duarte, que integra a equipe multidisciplinar da Onco Hematos, o profissional tem um papel importante no acompanhamento dos pacientes em tratamento de quimioterapia para manter um bom estado nutricional. “Sabemos que a grande maioria dos pacientes podem alterar muito o seu estado nutricional dependendo do tipo de câncer. O paciente pode perder muito peso, então é importante o acompanhamento durante esse processo”.
A nutricionista destaca que o essencial é o paciente ser acompanhado em equipe, com o apoio de profissionais de diversas áreas. “O nutricionista precisa estar engajado com toda a equipe: oncologistas, psicólogo, equipe de enfermagem e de farmácia. Isso é importante porque muitas medicações interagem com os nutrientes. Tem também a questão do acompanhamento nutricional com o apoio da psicologia, pois muitos pacientes quando estão num estado emocional um pouco mais agravado, não conseguem se alimentar. Então precisamos manter um bom estado nutricional desse paciente durante todo o tratamento”, explicou. 
Miriam Duarte também abordou os cuidados com a alimentação, dando dicas sobre alimentos saudáveis e desmistificando o uso de alguns alimentos. “O paciente em tratamento oncológico normalmente tem alteração no paladar, além de alteração fisiológica como náuseas e diarreia. Então o importante é adequar a alimentação dele para melhorar e amenizar esses efeitos colaterais. E se ele tem hábitos errados, tentar melhorar os tipos de alimentos que ele ingere. Pacientes com diarreia, por exemplo, é trabalhado hidratação e alimentação constipante. A grande maioria dos pacientes tem alteração no paladar e também trabalhamos com alguns alimentos que aliviam essa sensação. O importante para pacientes oncológicos é ter uma alimentação saudável porque ele precisa está nutrido para receber a quimioterapia. Dentre os principais alimentos estão verduras, legumes, frutas frescas, tudo bem higienizado, além de alimentos básicos como arroz, feijão, carne, frango e peixe”, frisou.
A nutricionista explicou que existem alimentos que muitos pacientes acreditam ser proibidos, mas o segredo de uma boa alimentação é saber equilibrar os tipos de alimentos. “A carne vermelha parece ser um alimento proibido para quem tem câncer, mas não é. Porque na verdade a maior fonte de ferro se encontra na carne vermelha. O importante é reduzir a quantidade, mas não retirar totalmente da alimentação. É a mesma coisa que acontece com relação ao uso de ovos, por conta do colesterol, ou seja, pode sim consumir ovo mas de forma fracionada”, esclareceu.
Outro tema debatido pela nutricionista foi a hidratação dos pacientes. “A hidratação também é algo essencial durante o tratamento, que precisa estar tomando muitos líquidos, principalmente água, sucos e água de coco”, finalizou.
Ascom Onco Hematos