II SEMANA SERGIPANA DE COMBATE AO CÂNCER



O oncologista Sérgio Simon, Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, proferirá palestra em Aracaju na sexta-feira, 28/11, sobre “Prevenção e Detecção Precoce do Câncer na Mulher”. O evento acontecerá às 19h30 no auditório do Hospital Primavera, dentro da programação da II Semana Sergipana de Combate ao Câncer, promovida pela Associação de Amigos da Oncologia (Amo), em parceria com a Clínica Onco Hematos.



 


O especialista coordena um estudo, em nível nacional, que pretende traçar o perfil da mulher acometida pelo câncer de mama. “Este levantamento está sendo feito em todos os Estados brasileiros, pelo Grupo Brasileiro de Estudo em Câncer de Mama e os resultados devem ser apresentados à sociedade em março do próximo ano”, informa o também oncologista Adolfo Scherr, que está fazendo o levantamento de dados em Sergipe.


 


Segundo Scherr, a proposta é traçar o perfil completo da mulher acometida pela doença, desde faixa etária, etnia, classe social, etc. “Aqui em Sergipe, estaremos concluindo este levantamento até o final deste mês”, relata ele, que integra a equipe da Clínica Onco Hematos e é um dos responsáveis pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Câncer, em Sergipe.


 


“O levantamento é o primeiro trabalho em pesquisa desenvolvido através do instituto”, explica o oncologista André Peixoto, que integra a equipe da Onco Hematos e do Centro de Pesquisa. Segundo ele, o Grupo Brasileiro de Estudo em Câncer de Mama (GBECAM), responsável pelo estudo no país, é uma Organização Não Governamental, com sede em São Paulo, que tem como presidente Dr. Sérgio Simon.


 


O especialista paulista estará nesta sexta-feira em Aracaju, para participar da II Semana Sergipana de Combate ao Câncer. O evento, que foi aberto na sexta-feira, 21/11, com uma missa em Ação de Graças pelos 12 anos da Amo, será encerrado dia 29 de novembro, com a Caminhada de combate ao câncer. A saída está prevista para as 8h, da praça da Bandeira em direção à praça General Valadão.