O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, em Itabaiana, atendeu a 493 pacientes entre sábado (01) e domingo (02). Foram 307 acolhimentos, sendo 201 no sábado e 106 no domingo. Registrados também 23 casos de ortopedia, com 10 atendimentos no sábado e 13 no domingo. Além disso, 115 suturas realizadas, sendo 77 no sábado e 38 no domingo. Por último, 48 atendimentos pediátricos com 41 registros no sábado e sete no domingo.
O maior número de atendimentos ambulatoriais são registrados nos finais de semana, totalizando 355 atendimentos entre acolhimentos e consultas pediátricas, seguido pelos casos de suturas e ortopedia originados, em sua maioria, por acidentes de trânsito. Entre a última sexta-feira e domingo, os acidentes motociclísticos somaram 138 atendimentos.
Acidentes automobilísticos são corriqueiros no município de Itabaiana em detrimento do grande número de veículos que circulam na cidade todos os dias. Segundo estatística da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), o número de carros licenciados no município é superior a 30 mil, o que significa que existe um veículo para cada três habitantes. Essas informações somadas ao fluxo de veículos na BR 235, rodovia federal que corta o município, justifica o número de casos oriundos de acidentes de trânsito registrados diariamente no Hospital Regional de Itabaiana, também gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde.
Por Katiane Menezes, Juliana Costae Eugênio Santana